O Ministério Público do Paraná (MPPR) contratou por R$ 22.905,00 uma nova capacitação avançada em rastreio de bitcoin e criptomoedas para equipes de investigação. A contratação ocorreu por dispensa de licitação, com a justificativa que a empresa Cossermelli e Erthal Educacional LTDA tem uma capacitação exclusiva.
Com o curso na modalidade à distância e promovido pela Escola Superior do MPPR, as aulas estão marcadas para ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro, além de 2 e 6 de março. As sessões devem ocorrer no período matutino entre 8h30 e 12h30.
Como justificativa, o MP declarou que precisa atualizar os investigadores para combater modernas práticas do crime.
“A contratação de docentes por meio de pessoa jurídica especializada justifica-se pela singularidade do objeto e pela necessidade de profissionais com notório saber e experiência comprovada na temática das provas digitais e da persecução penal envolvendo criptoativos, áreas que exigem atuação interdisciplinar e constante atualização frente às rápidas transformações tecnológicas e normativas“, diz documento a que a reportagem do Livecoins obteve acesso.
Professores de curso de rastreio de criptomoedas são do Ministério Público do Rio de Janeiro
A capacitação no Ministério Público do Paraná conta ainda com uma programação que explica do básico ao avançado a temática da investigação.

Além disso, os professores da nova capacitação são membros do Ministério Público do Rio de Janeiro, mostrando uma integração entre os MPs de vários estados na temática cripto.
- Diogo Erthal – Promotor MPRJ
- Fabiano Cossermelli – Promotor MPRJ
- Marcos José Porto Soares – Promotor MPRJ
“Capacitar membros do MPPR para atuarem de forma qualificada e eficiente diante de investigações criminais envolvendo evidências digitais e criptoativos, por meio da aplicação de conhecimentos jurídicos e prático/operacionais atualizados (Obs: até 40 cursistas)“, diz o objetivo da capacitação.
Vale destacar que o MPRJ é um dos ministérios públicos brasileiros a contratar ferramentas técnicas que ajudam no rastreio de bitcoin e criptomoedas.