MPAM pede prisão de possíveis líderes de pirâmide envolvendo Bitcoin

Estado do Amazonas!

-

Prisão
Prisão
Anúncio

O MPAM (Ministério Público do Amazonas), pediu a prisão preventiva de dois homens líderes um possível esquema de pirâmide financeira envolvendo Bitcoin e moedas virtuais. De fato, os dois homens já tinham sido presos pela Polícia Civil do estado.

A dupla já havia sido presa no fim de 2019, segundo informações do Livecoins. O segundo a ser preso foi André Luiz Athayde Gomes, que estava foragido da Polícia Civil. No começo de dezembro uma operação já havia prendido Rafael Martins Suarez Salazar, venezuelano que também era líder do suposto esquema.

Ambos eram líderes na empresa Sucesso Trading Consultoria em Tecnologia da Informação. Por meio dessa, realizavam eventos para captar clientes, utilizando também amigos e conhecidos para ajudar na captação.

A suposta operação fraudulenta operava da capital do estado, em Manaus. As prisões feitas pela Polícia Civil no fim de dezembro cumpriram mandados de busca e apreensão, que pegaram carros de luxo em posse dos investigados, entre outros itens.

Prisão preventiva de líder de suposta pirâmide envolvendo Bitcoin é solicitada pelo MPAM

De acordo com o MPAM, o pedido de prisão preventiva é devido o esquema de pirâmide consistir em locação de Bitcoin, uma moeda virtual. Com isso, eram prometidos rendimentos semanais de 5% aos clientes.

Os dois tem sido acusados de cometer o crime de estelionato, que teria desviado cerca de R$ 5 milhões. Além disso, há acusações de crime contra as relações de consumo, que teriam sido cometidos contra dezenas de pessoas.

O promotor responsável pelas acusações dentro do MPAM é Weslei Machado. Para ele, o golpe era premeditado, uma vez que os líderes sabiam dos riscos que estavam causando para as vítimas.

Na verdade, essa oferta de ganho irreal de rendimentos, aliado à promessa de devolução integral do valor investido, demonstra que os denunciados tinham ciência ou assumiram o risco de produzir o dano patrimonial decorrente do uso do ardil para subtrair para si os valores e bens das vítimas

Com isso, o promotor solicitou à Justiça que os suspeitos permaneçam presos, de forma preventiva, até o julgamento do caso. Em outro ponto, solicitou que seja fixado o valor mínimo de R$ 649.235,72 para reparação de danos as vítimas. Por fim, pediu que os veículos apreendidos fiquem em cautela, conforme requerido pelo Delegado da Polícia Civil que conduziu as operações.

Golpe envolvia criptomoedas, aponta MPAM

De acordo com as investigações do MPAM, a possível pirâmide envolvia um sofisticado processo de recrutamento de clientes. As vítimas eram abordadas em eventos sociais, comemorações, almoços e até redes sociais.

Nas abordagens, a Sucesso Trading seria uma empresa que locava criptomoedas como, por exemplo, o Bitcoin, e ganhavam muito dinheiro. A gestão da referida empresa era conduzida pelos investigados pelo MPAM.

Além disso, os homens utilizam um sistema de marketing multinível para recrutar novas pessoas para o suposto esquema. Com isso, através de networking entre amigos e  conhecidos, todos incentivados a convidar novas pessoas para a possível pirâmide de Bitcoin.

O promotor Weslei Machado lembrou que os investimentos em criptomoedas são de alto risco, sendo que as pessoas devem estar cientes disso. Apesar de inúmeros golpes utilizarem o nome da moeda, o Bitcoin não é uma pirâmide financeira, e sim um meio de pagamento que não possui rendimentos garantidos associados a tecnologia.

Finalmente, mais um caso envolvendo o Bitcoin dentro de uma pirâmide caminha para ser encerrado no Brasil, que tem visto cada vez mais pessoas tentando se aproveitar da fama da moeda digital. Outros famosos casos que tiveram a prisão dos líderes presos foram a Unick Forex e Indeal.

---------------------------------------------- BitcoinTrade: 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos! Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos! www.bitcointrade.com.br
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Saiba tudo sobre:
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de Bitcoin, formado em Análise de Dados e BI.

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitcoin em alta

“Sinal” para comprar Bitcoin está piscando, diz Bloomberg

Um dos mais respeitados portais de notícias financeiras do mundo, a Bloomberg apontou que o sinal para comprar Bitcoin está "piscando". A tendência é...

1 de Abril: Coinmarketcap lista criptomoeda lastreada em papel higiênico

O maior agregador de criptomoedas do mundo (Coin Market Cap) resolveu entrar nas brincadeiras de primeiro de Abril (dia da mentira) e listou uma...
Baleia de Bitcoin

Baleia misteriosa faz transferência milionária de Bitcoin

Um fato incomum marcou o criptomercado nessa segunda-feira (30), quando uma misteriosa transferência milionária de Bitcoin foi registrada entre carteiras desconhecidas. Pagando uma taxa de...
Bitcoin e Dólar

Dólar digital pode alavancar adoção e preço do Bitcoin

As primeiras informações a respeito da criação e adoção do dólar digital surgiram ainda em fevereiro. Na época o presidente do banco central americando...
Corretora de Bitcoin XP

XDEX: Corretora de Bitcoin da XP Controle encerra atividades

Os clientes que entraram hoje no site da XDEX se depararam com a notícia do encerramento de suas atividades. A partir do dia 31...