Nos últimos dias o Bitcoin vem apresentando uma excelente movimentação, animando muitos investidores que estavam esperando um sinal de alta no período pré-halving. No entanto, esse momento não é animador para todos, como é o caso de Peter Schiff, que Bitcoin vai entrar em colapso após o halving.
Claro, isso não é novidade para Schiff, que é um grande defensor do ouro e um dos grandes críticos do Bitcoin. Sempre que o preço tem alguma movimentação que chama a atenção da mídia, ele aparece com as suas previsões de catástrofe e colapso da criptomoeda (que até agora não se concretizaram).
Em uma resposta a um tuíte que questionava porque Peter falava mais de Bitcoin do que de ouro em sua rede social, o CEO da Euro Pacific Capital afirmou que é porque ele gosta de “irritar os fãs do Bitcoin”, e que quando a moeda colapsar ele não vai ter mais a chance de fazer isso.
I admit I like to rile you guys up. Once #Bitcoin collapse I won't be able to do it as much. So I need to make hay while the sun shines, as it won't shine for long.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) May 5, 2020
Em outro tuíte, Schiff afirmou que o halving vai fazer o preço do Bitcoin quebrar. Isso porque, todo mundo está assumindo posições longas (compra) nesse período pré-halving, esperando pelo aumento do preço da moeda após o evento. No entanto, depois que o evento acontecer, quem vai sobrar para comprar as moedas e aumentar o preço?
A consensus trade is crowded and usually doesn't pan out as the crowd expects. I can't think of a more consensus trade in #Bitcoin than being long going into the halving, an event that is universally believed to be extremely bullish. So once the halving occurs, who's left to buy?
— Peter Schiff (@PeterSchiff) May 5, 2020
Peter Schiff acredita que não há demanda para continuar elevando o preço do Bitcoin após a hype do halving acabar morrendo.
Halving vai destruir o preço do Bitcoin?
A verdade é que o Bitcoin ainda tem uma economia muito nascente em relação ao resto do setor financeiro. Com isso, é difícil ter certeza de como o mercado vai se comportar após o halving.
Principalmente com o atual cenário econômico mundial, o halving pode ser completamente diferente. O mercado entrará em um estado de deflação ou de inflação, com especialistas apostando em caminhos diferente. Essa estrada bifurcada vai determinar o como o preço do BTC vai se comportar no período pós-halving.
Enquanto tudo isso é um grande mistério, vale lembrar que Schiff está longe de ter acertado qualquer previsão sobre o Bitcoin. Ele foi o “especialista” que avisou as pessoas que o Bitcoin iria cair para US$ 1.000 e não valia a pena investir, na época, a criptomoeda era cotada a US$ 3.500.
As previsões de catástrofe para o criptomercado sempre foram comuns no bom e velho ciclo de FUD (Medo, Incerteza e Dúvida). O halving passará por esse ciclo, mas os sinais históricos indicam que no final o resultado será positivo.