Recentemente um caso envolvendo um projeto social acabou dominando o Twitter. O projeto “Alimentando Necessidades”, que tem como objetivo entregar marmitas para moradores de rua, foi alvo de uma “investigação” por diferentes internautas que começaram a questionar a realidade do que era prometido.
Não demorou muito para que os memes começassem a surgir, com piadas não só sobre o projeto, como também sobre o Metaverso e NFTs.
O assunto do Alimentando Necessidades está sendo muito comentado no Twitter, com muitos tentando descobrir se o projeto realmente distribuiu comida para pessoas pobres ou se foi um golpe criado para arrecadar dinheiro usando uma boa causa como desculpa.
O caso envolve muito mais do que promessas falsas, há acusações de crimes para ganhar seguidores e clout nas redes sociais, fotos de marmitas editadas e manipuladas, e até mesmo a criação de uma personalidade completamente falsa para servir como “co-criadora do projeto”, com uma pessoa que, talvez, nem mesmo exista, segundo os tweeteiros.
Apelidado de #Marmitagate, referência ao caso Watergate, toda a história tem gerado muitos memes, investigações e posts em todas as redes sociais.
MARMITAGATE/Alimentando Necessidades: A Thread
Só compilando as informações pra quem não estiver inteirado não precisar ficar procurando.
Há algumas semanas, viralizou uma thread da @Taynara_motta10 em que ela relata um estupro. Ela menciona o projeto social na thread. pic.twitter.com/n42YFfrLbw
— yyyyyyy (@yyyyyyyan_) September 26, 2022
Nas redes sociais estão rolando várias piadas com o caso, muitas vezes sobre a ideia das marmitas que “foram entregues” serem falsas.
obrigado pelo almoço alimentando necessidades #marmitaGate pic.twitter.com/Bw4bki6UPr
— JM do HEXA 🇧🇷 (@MercanteJoao) September 27, 2022
Memes com NFT e Metaverso ficaram populares no caso Marmitagate
O caso também envolveu algumas piadas com os NFTs e o Metaverso, algo que também está sempre na mira dos tweeteiros, que tendem a espalhar piadas sobre como NFTs não possuem valor.
Um dos perfis que aproveitou para fazer algumas piadas brincou que uma das soluções para o caso seria a envolvida no projeto afirmar que as entregas foram feitas na periferia do Metaverso e as quentinhas eram em forma de NFTs.
“Uma saída pro marmitagate é a menina falar que é marmita NFT entregue na periferia do metaverso”, disse um perfil.
Já outro brincou criando uma manchete para todo o caso. “NFT de Marmita chegou prometendo acabar com a fome no metaverso. Entenda”, ironizou outro perfil.
Embora o marmitagate gere muitas piadas em toda a rede social, no fim temos uma suposta exploração de um problema que vem aumentando no Brasil, a fome, para um possível golpe, algo tão, ou até mais, insidioso do que golpes com criptomoedas.
Curiosamente, mais transparência seria bem-vinda em uma situação assim, justamente algo que a blockchain poderia ajudar.