Samy Dana, o renomado economista brasileiro que é conhecido na comunidade de criptomoedas por criticar o Bitcoin há mais de 7 anos, ‘virou’ um NFT através de uma ‘arte’ feita no Paint.
O ‘artista’ responsável pelo NFT é Willian Augusto, que tem a ambição de se tornar o ‘maior pintor do Paint no Brasil, e do mundo’.
“Pessoal, estou tentando concorrer com as minhas artes no Paint como o Maior Pintor do Paint do Brasil e em breve no Mundo todo! Minn ajudaaaaa?? (sic)”
A arte mostra Samy sorrindo com símbolos do euro e do dólar ao seu lado. O NFT fez sucesso, com até o próprio Samy compartilhando nas redes sociais.
“Vamos ajudar nosso talentoso artista”, disse o economista.
Vamos ajudar nosso talentoso artista https://t.co/OONz4A5mKU
— Samy Dana (@samydana) April 3, 2021
Brincadeira ou crítica?
Não ficou claro se Samy está fazendo uma crítica aos NFTs que, sejamos honestos, estão repletos de imagens aleatórias se dizendo artes, ou se ele está apenas brincando.
Perguntado se estaria de ‘sacanagem’, ele respondeu que o artista foi encontrado pelo comediante Danilo Gentili.
Ao ser citado, Gentili só respondeu que se trata de uma espécie de piada interna: “Coisa nossa”.
Hahaha coisa nossa
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) April 3, 2021
Outras ‘artes’
O desenho de Samy Dana não é o único feito pelo artista Willian. Em sua página no Twitter é possível encontrar dezenas de desenhos, todos feitos no Paint, representando famosos do Brasil e do mundo.
Aparentemente o artista quer mesmo se tornar o maior pintor do Paint do mundo, e quem somos nós para impedir.
Apesar de dizer que são NFTs, o artista não compartilhou links de plataformas blockchain onde suas artes possam ser encontradas realmente como tokenizadas, o que, em teoria, significa que são apenas desenhos.
Procurado para comentar, Willian não respondeu até o fechamento do texto. O espaço fica aberto.
NFTs
Os tokens não fungíveis estão na moda, pelo menos por enquanto. Qualquer coisa, desde um simples tuíte, até um par de meias pode ser ‘transformado’ em um token e vendido como um NFT.
Os tokens oferecem aos artistas uma forma de controlar e gerenciar melhor a distribuição e propriedade de seus trabalhos. Mas qualquer pessoa pode criar um NFT.
Um NFT é essencialmente um ativo digital baseado em blockchain que pode ser vendido, assim, seu detentor pode dizer que é dono de uma imagem aleatória na internet, mesmo que outras milhares de pessoas tenham uma cópia da mesma imagem.
Apesar dessa possibilidade, o que torna um NFT especial é o fato de ele estar registrado em blockchain, então funciona como um item colecionável, e o token serve meio que como um certificado que você é o dono da peça.
Alguns especialistas acreditam que os NFTs estão condenados e em breve vão sair da moda, assim como aconteceu com as ICOs em 2017.
Outros acreditam que o mercado vai amadurecer e os NFTs ficarão ainda mais fortes.
Enquanto isso, a elite das criptomoedas segue gastando milhões de dólares para colocar as mãos em alguns NFTs.