O divórcio é um momento temido por muitos, representando o fim de um casamento. O momento traumático para muitos casais envolve, muitas vezes a divisão de bens e um processo burocrático que pode ser demorado. Em alguns casos recentes, eles também estão envolvendo ocultação de bens com o uso de criptomoedas e NFTs.
Especialistas em blockchain estão começando a notar que criptomoedas e NFTs aos poucos estão se tornando ferramentas eficientes para que partes de um divórcio possam esconder valores do processo de separação de bens. O especialista em blockchain Paul Sibenik vê essa tecnologia sendo usada por “cônjuges astutos.”
“Criptomoedas já são uma ferramenta eficiente para esconder fundos. Isso as faz a companhia perfeita para cônjuges astutos em um divórcio”, disse paul sibenik.
Criptos escondidas
Sibenik é o gerente sênior de casos na CipherBlade, uma empresa especializa em investigações na blockchain que disse que começou a notar um crescimento no uso das criptomoedas nesses processos há alguns anos.
Segundo Sibenik, em 2019, ano em que a CipherBlade foi fundada, o uso das criptomoedas em processos de divórcio era pouco comum. Agora, casos de divórcio representam cerca de 15% do seu trabalho com a investigação de criptomoedas e NFTs.
“Eu fui a primeira pessoa – bem, talvez uma das primeiras pessoas – a perceber o potencial que a criptomoeda tinha. Acho que estou certo porque, dado o número de casos que temos, parece ser cada vez mais comum”, complementou o especialista.
Curiosamente o especialista aponta que os casos não são de valores baixos, afirmando que já teve que lidar com valores chegavam a cerca de US$ 10 milhões “ocultados” em diferentes ativos do criptomercado e não apareciam em documentos oficiais.
O especialista destacou que NFTs e criptomoedas se tornaram a “conta bancária nas Ilhas Cayman” da atual geração.
Criptomoedas e NFTS podem ser usadas para esconder valores?
Sibenik afirmou que muitos dos cônjuges alegam que não sabiam que precisavam declarar os investimentos em criptomoedas durante o processo, outros negam que possuem até mesmo quando os valores são descobertos.
O ponto é que, mesmo com o otimismo de muitos investidores, a maioria das criptomoedas podem ser descobertas, com empresas já especializadas nisso e nem sempre demora muito para esses valores serem descobertos.
A blockchain é em sua essência imutável e transparente, por isso todas as informações estão lá, abertas para o público, basta prestar atenção. Enquanto algumas moedas possuem anonimato, as mais famosas, como o Bitcoin e o Ethereum, possuem uma rede transparente e investigável.
Com isso, usar criptomoedas ou NFTs como forma de ocultar valores de um divórcio pode não ser a melhor solução.