A Nicehash é uma empresa que compra poder de mineração dos seus usuários e os paga em Bitcoin, recentemente ela foi hackeada causando enorme prejuízo a seus clientes. A empresa anunciou que conseguiu pagar 60% dos Bitcoins roubados.
A empresa possui sede na Eslovênia e aluga poder de mineração de usuários que contam com poderosas placas de vídeo, quem aluga poder computacional é pago em Bitcoin. Também é possível comprar recursos de mineração na plataforma Hash.
Em dezembro de 2017 a Nicehash teve problemas em sua plataforma e anunciou que foi hackeada, perdendo aproximadamente 4.700 Bitcoins no processo.
Para os mineradores de criptomoedas a notícia causou efeitos, o mercado chegou a perder USD 64 milhões em criptomoedas que poderiam ser vendidas nas corretoras. Na ocasião, a equipe da NiceHash pediu que os usuários alterassem suas senhas em todos os sites que utilizassem o mesmo e-mail cadastrado na plataforma de mineração.
O CEO, Marko Kobal, teve que renunciar ao seu cargo pela proporção do ataque.
Como os usuários irão receber seus Bitcoins de volta?
Logo após ser hackeada a empresa tentou restituir o valor aos usuários, porém sem sucesso.
Em Fevereiro de 2018 ela anunciou em seu Twitter que “O programa de amortização teria início na sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018, e reembolsaria inicialmente 10% do valor do saldo antigo a todos os usuários que foram afetados pela violação de segurança”.
A realidade é que o valor perdido será pago em Bitcoin na medida em que as atividades da empresa forem sendo retomadas, não sendo possível receber em dinheiro ou outra criptomoeda.
No anúncio a empresa diz que 55% do valor roubado foi pago aos seus clientes.
Cinquenta e cinco por cento do valor do saldo antigo já foi reembolsado em. Condições de pagamento para endereços de carteira externos se aplicam ao programa de reembolso! Quando você alcança 0,001 BTC você é elegível para pagamento.
Leia a nota oficial em seu site sobre o reembolso que está a ser realizado.