Embora muitos antivírus tenham o intuito de proteger usuários de mineração indesejada (e até mesmo desejada) de criptomoedas, o Norton parece estar no caminho contrário. Usuários do software reclamam que ele está minerando criptomoedas sem permissão.
A reclamação tem ligação direta com o software chamado de Norton Crypto, disponível no Norton 360. Segundo o site oficial do antivírus, esta é um recurso que permite a mineração de criptomoedas quando o computador está ocioso.
Apesar da opção vir marcada como desativa por padrão e a própria empresa afirmar que a mineração não será feita sem a permissão do usuário, alguns comentam que este não é o caso.
Antivírus minerando criptomoedas
Se você tem um antivírus e já tentou minerar criptomoedas em casa, provavelmente viu o minerador ser colocado em quarentena por ser uma fonte não-confiável. O incrível desta história é que o Norton 360 está fazendo exatamente o contrário.
Através de um recurso extra chamado de Norton Crypto, o antivírus consegue aproveitar o computador do usuário para minerar criptomoedas, como Ethereum, quando ele não está sendo usado.
Segundo o site oficial, o próprio software cria uma carteira para o usuário. Além disso, as taxas desta mineração são bem altas, 85% fica para você e 15% fica para a Norton. Por comparação, geralmente mineradores cobram 2%, ou sete vezes menos.
Estão usando meu computador para minerar
Embora a opção do minerador venha desativa por padrão, conforme aponta a empresa, um usuário do Reddit destacou que este não é o caso.
“A nova versão do Norton 360 instala um minerador de criptomoedas no seu PC por padrão. Isso é meio insano. Ele pode ser instalado em qualquer PC que atenda aos requisitos mínimos, faz mineração sempre que seu PC está ocioso e o Norton fica com 15%.”
É importante notar que a mineração tem um custo de energia, ou seja, é possível que ela não seja rentável em algumas regiões. Além disso, a falta de configuração adequada na placa de vídeo pode gerar um gasto excessivo, bem como danificar o equipamento.
Por conta disso e da alta taxa de 15%, a opção de mineração do Norton não parece ser a melhor opção caso você queira minerar. O caso se agrava caso você não tenha concedido este direito.