Enquanto Sam Bankman-Fried segue preso na casa de seus pais após pagar uma fiança de R$ 1,2 bilhão, John J. Ray III, novo CEO da FTX afirma que a corretora pode voltar a ativa.
Antes da FTX, Ray já havia trabalhado com outras empresas em processo de falência. Seu envolvimento mais famoso foi com a Enron durante cinco anos entre 2004 e 2009. Portanto, foi uma escolha oportuna para lidar com os problemas deixados por SBF e sua trupe.
Em conversa publicada pelo The Wall Street Journal nesta quinta-feira (19), Ray afirmou que “todas [opções] estão sobre a mesa”, referindo-se a possibilidade do retorno da FTX à indústria.
Uma das táticas de Ray para salvar a FTX é a venda de suas diversas subsidiárias. Como exemplo, outras gigantes já mostraram interesse na compra da FTX Japan nas últimas semanas.
Portanto, este montante pode ser utilizado para pagar a dívida da FTX com seus clientes e credores.
“Existem acionistas com os quais estamos trabalhando que identificaram o que eles consideram um negócio viável”, disse Ray ao WSJ.
Sem conversas com Sam Bankman-Fried
Logo após assumir o cargo, John J. Ray III fez questão de mostrar que Sam Bankman-Fried não estava mais no comando da FTX. Enquanto SBF afirmava estar com “problemas na memória”, Ray usou o Twitter oficial da corretora para afirmar que todas as comunicações seriam feitas por ele.
Já na recente conversa com o WSJ, voltou a menosprezar o jovem ex-bilionário.
“Não precisamos dialogar com ele. Ele não nos disse nada que eu já não soubesse.”
Enquanto isso, Sam Bankman-Fried comentou a matéria do WSJ em suas redes sociais.
“Estou feliz que o Sr. Ray está finalmente considerando reviver a corretora após suprimir tais esforços por meses!”, disse SBF, fundador da FTX. “Ainda estou esperando que ele finalmente admita que a FTX US está solvente e devolva o dinheiro aos clientes.”
I'm glad Mr. Ray is finally paying lip service to turning the exchange back on after months of squashing such efforts!
I'm still waiting for him to finally admit FTX US is solvent and give customers their money back…https://t.co/XjcyYFsoU0https://t.co/SdvMIMXQ5K
— SBF (@SBF_FTX) January 19, 2023
FTT dispara com notícia que FTX pode voltar
Questionado sobre uma possível volta da FTX, John J. Ray III mostrou que tal opção está aberta. Antes disso, ainda em novembro, o novo CEO da FTX disse que em seus 40 anos de carreira “nunca havia visto ausência tão completa de informações financeiras confiáveis.”
“Tudo está sobre a mesa. Se houver um caminho a seguir, não apenas exploraremos isso, mas o faremos”, disse John J. Ray III, CEO da FTX sobre uma possível volta da corretora.
Ainda que sua declaração tenha sido vaga, e muitos duvidem que clientes voltem a confiar na FTX, o token nativo da corretora disparou com a fala de Ray.
Em pouco mais de uma hora, o FTT disparou 40,83%, mas já apresenta correção. Mesmo assim, negociado a US$ 2,36, o token está com uma valorização diária de 28%.