Novo curso do MPSP foca em estelionato digital e criptomoedas

Novo curso visa fortalecer o combate aos crimes de estelionato no Estado de São Paulo, principalmente aqueles que ocorrem de formas virtuais.

O Ministério Público de São Paulo está promovendo um curso de combate ao estelionato na era da inteligência artificial e das criptomoedas. Este novo conteúdo estará disponível no início de setembro de 2024.

Promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, o curso será disponibilizado aos servidores do MPSP e integrantes da Magistratura.

Os alunos que obtiverem pelo menos 75% de presença e nota de avaliação receberão certificados de conclusão. Além disso, o curso se dá em um formato EAD, com aulas remotas aos participantes.

Objetivo do MPSP é ampliar o combate ao estelionato na era da inteligência artificial e criptomoedas

Conforme Comunicado ESMP nº 22/2024 na última quarta-feira (28), o curso abrirá inscrições a partir do dia 6 de setembro de 2024. As aulas estarão disponíveis a todos os participantes de forma gratuita, sem limites de vagas para os interessados.

“O objetivo do curso é potencializar o combate ao crime de estelionato na era da inteligência artificial. Num mundo de intensa transformação, justifica-se o enfoque à prática e ferramentais de atuação concreta, propiciando maior efetividade e dinamismo na atuação frente ao tema, para que se diminua a sensação de impunidade, aumente as possibilidades de persecução penal eficaz e amplie-se a segurança pública e cibernética.”

Após o início do curso, os participantes terão o prazo de 90 dias para concluir as aulas, que totalizam 15 horas de conteúdos. As inscrições ocorrerão no site da Escola Superior do Ministério Público (esmp.mpsp.mp.br), no link Portal do aluno.

Para conduzir as aulas, os professores escolhidos são os promotores do próprio Ministério Público de São Paulo, Nathan Glina e Richard Gantus Encinas.

A iniciativa mostra que as autoridades seguem reforçando seus conhecimentos em novas formas de golpes no Brasil. Como noticiado pelo Livecoins, a Interpol também está promovendo a capacitação de agentes de segurança pública das policias civis no país, de todas as federações.

Veja abaixo o programa do curso

A programação do curso envolve várias práticas de estelionato, seja com uso de criptomoedas, Deepfake ou mesmo os amorosos. Confira a seguir tudo que os alunos do curso poderão aprender para ampliar seus conhecimentos na luta contra golpes no Brasil.

  1. Aspectos teóricos do estelionato.
  2. Estelionato e criptoativos
  3. Deepfake
  4. Perigo da prova: conversas falsas em aplicativos de comunicação
  5. Vazamentos de dados e estelionatos massificados
  6. Estelionato com FaceID e autenticação virtual de identificação
  7. Estelionato com o golpe do leilão fraudulento
  8. Estelionato amoroso
  9. Estudo de casos.
  10. Caso concreto.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias