O banco digital brasileiro Nubank passa por uma grande polêmica com a sua comunidade de clientes, após suspender a compra e venda da Nucoin, sua criptomoeda própria.
Até o último sábado (12), conforme noticiado em primeira mão pelo Livecoins, a criptomoeda do Nubank disparou no mercado, acumulando uma alta de 1.939% por unidade, que chegou a custar R$ 0,24.
Mas desde que a alta alcançou novos clientes, muitos encontram problemas em realizar novas compras e vendas. A situação já chegou até o Reclame Aqui, site que reúne queixas de investidores de criptomoedas. Já nas próprias comunidades do Nubank, várias teorias surgem entre clientes.
Mesmo assim, nesta segunda-feira (14), o próprio Nubank emitiu um comunicado oficial sobre os problemas. Em nota ao Livecoins, após a veiculação da matéria, o banco declarou que as operações já normalizaram.
“Devido à alta demanda, o app do Nu apresentou uma breve instabilidade restrita à área de Nucoin, que já foi resolvida. Os clientes que aderiram ao programa já podem acessar a área normalmente.”
Nubank suspendeu a compra e venda de criptomoeda própria Nucoin (NCN)
Como a criptomoeda do Nubank só está disponível em seu próprio ambiente, ou seja, não está listada em outras corretoras, a liquidez do mercado depende da plataforma do banco funcionar.
Contudo, quem tenta vender suas Nucoins após a alta histórica da moeda não consegue mais, visto que uma mensagem de erro surge na tela.
Chamou atenção que em meio aos problemas, a compra de Nucoin por clientes também acabou travada. Muitos reclamam de perder a oportunidade, ainda que a moeda esteja em sua máxima de preços e poderia até desvalorizar após a retomada das operações.
Clientes que se cadastram pela primeira vez ainda ganham 70 Nucoins de graça
A reportagem do Livecoins realizou um teste no aplicativo do Nubank na manhã desta segunda-feira, criando uma nova conta de Nucoin no aplicativo. Assim, ficou claro que o banco digital segue distribuindo novas unidades da sua criptomoeda, apesar das negociações travadas.
Ao se cadastrar na aplicação, os clientes ganham 70 Nucoins de graça, que podem ser vendidas e transformadas em Real, ou congeladas. Neste último caso, os clientes que congelam saldos ganham níveis dentro do banco e, com isso, mais recompensas em criptomoedas.
Ou seja, para aqueles clientes que ainda não possuem seus cadastros da Nucoin, eles ainda podem efetuar o registro e ganhar suas primeiras 70 unidades. Contudo, com as vendas e compras travadas, não poderão nem aumentar seus saldos, nem pegar em Real os valores.
Vale lembrar que, antes de realizar qualquer investimento nesta criptomoeda, é recomendável estudar seus fundamentos e tomar cuidado, visto que seu preço é volátil. Ou seja, pode desvalorizar rapidamente, assim como valorizar. O Litepaper da Nucoin deixa claro que o projeto conta com apoio da Polygon Labs e do Nubank.
Reclame Aqui vê disparada de queixas com compras e vendas de Nucoin travadas
O Livecoins apurou que os problemas da Nucoin levaram muitos clientes do Nubank a procurarem uma solução via Reclame Aqui, site referência em resolução de conflitos entre consumidores e empresas no Brasil.
Em pelo menos 80 reclamações registradas desde o dia 12 de agosto de 2023, quando os problemas com compra e venda da Nucoin começaram, o Nubank ainda não respondeu nenhuma, visto que o seu suporte funciona em dias úteis.
De qualquer forma, os clientes seguem questionando o banco sobre as razões dos travamentos, pois podem estar perdendo em suas negociações.
Clientes que negociam Nucoin e são banidos nunca mais poderão negociar a moeda no Nubank, diz suporte
Apesar da nova febre entre investidores brasileiros de criptomoedas, a criptomoeda do Nubank tem suas regras próprias e definidas pelo banco. Ou seja, quem descumprir as normas poderá ser banido e nunca mais ter acesso a Nucoin.
Na última semana, um cliente no Reclame Aqui declarou que havia acumulado uma boa pontuação no programa e acumulado muitas Nucoins. Contudo, ele foi surpreendido por ter sua conta banida.
“Boa tarde, gostaria de solicitar atendimento a respeito da minha conta nucoin, recebi um e-mail falando que fui contra as regras e simplesmente me baniram, não entendi nada, solicito entender o acontecido e reaver minha conta, pois eu tinha muito saldo acumulado, simplesmente me baniram e me mandaram uma miséria de dinheiro, eu já tinha feito uma pontuação altíssima no programa.”
Em resposta, o suporte declarou que o banimento do cliente ao Nucoin é irreversível, conforme cláusula em contrato, da qual ele leu antes de utilizar o produto. A sua conta, em outras funções, permanecerá normal, mas o cliente não poderá negociar a criptomoeda do Nubank nunca mais.
“Analisamos sua manifestação aberta conosco e estamos te escrevendo para formalizar a tratativa do seu caso e deixar registrada a nossa resolução. Mesmo após a conta ser aprovada, continuamos constantemente analisando os cadastros realizados.
Portanto, após uma análise mais detalhada, informamos que optamos pelo cancelamento definitivo do produto Nucoin e o valor referente aos Nucoins que você possuía em sua carteira foi disponibilizado em sua conta do Nubank. Confirmamos que este valor recebido por você foi proporcional a todo saldo que possuía, sendo contabilizado de maneira correta!
Vale ressaltar que o uso e o acesso a seus outros produtos do Nubank continuam normalmente. O cancelamento do produto é irreversível e a nossa decisão para tal está amparada pelo nosso contrato e regulamento do programa Nucoin encaminhado por mensagem privada.”
Ao que tudo indica, antes de negociar a criptomoeda do Nubank e concordar com seus termos de uso, os clientes devem ler as regras e entender o que podem fazer ou não.