Começando o ano com 8.153 moedas e tokens, e encerrando com 16.237, o número de criptomoedas dobrou em 2021 segundo dados do CoinMarketCap. Em sua maioria, moedas memes, golpes e outros projetos sem nenhum futuro.
Já outros sites também apresentam o mesmo crescimento. O CoinGecko, por exemplo, contava com informações de 6.098 moedas no dia 1.º de janeiro e hoje (31), último dia do ano, está com 12.142 projetos listados.
Isso basicamente nos mostra a quantidade de possíveis golpes no mercado, alimentados pela popularização do Bitcoin e aproveitando a falta de conhecimento de investidores recém-chegados para tirar dinheiro dos mesmos.
Número de criptomoedas é bem maior
Sites como CoinGecko e CoinMarketCap são apenas filtros, listando apenas criptomoedas que cumprem certos padrões, como um volume mínimo registrado, entre outros pontos de avaliação utilizados por cada site.
Ou seja, há milhares de outras criptomoedas e tokens que são encontrados apenas em exploradores de blocos de redes como Ethereum e Binance Smart Chain, impossibilitando rastrear todos os projetos criados em todas essas redes.
Embora o crítico das criptomoedas Peter Schiff tenha noticiado que o grande número de altcoins no mercado afeta o Bitcoin e sua rede, que é a maior do mercado, é importante notar que a maioria destes projetos tem um único fim: desaparecer.
Isso é apenas questão de tempo, até que a moda das memecoins passe após deixar muitos no prejuízo por investir em criptomoedas como a HarryPotterObamaSonic10Inu, que usa a sigla BITCOIN.
Outras moedas memes criadas exploram até o metaverso, outro tema em alta no mercado de criptomoedas, como a Capybara (CAPY), projeto carrega a imagem de uma capivara, animal comum no Brasil. Essa memecoin, por exemplo, despenca 60% nas últimas 24 horas, mostrando o quão arriscado são esses projetos.
Transforme tudo em NFT
Além de golpes como o token SQUID, que não permitia que seus usuários vendessem suas moedas, boa parte das cerca de 16.000 altcoins listadas pelo CoinMarketCap são de cachorros e outros animais peculiares.
Neste canil é possível encontrar quase todas as raças, apesar disso, nenhum desses projetos possuem alguma utilidade real além da brincadeira, sendo criadas apenas para enriquecer os seus desenvolvedores, que possuem a maioria destes tokens e são desconhecidos pelos investidores.
Além de golpes com criptomoedas sem valor, NFTs é outro mercado cada vez mais perigoso para iniciantes, assim como jogos play to earn e outras novidades mais que podem até parecer legais em um primeiro momento, mas não devem durar muito mais.