O Futuro do Bitcoin – Bancos lastreados em bitcoin, por Hal Finney

Um possível Futuro do Bitcoin na visão de Hal Finney

Hal Finney acreditava que o futuro do Bitcoin será um sistema diferente do atual, onde a maioria das transações ocorrem off-chain, em bancos lastreados em bitcoin. Enquanto muitos novatos perguntam “Mas bitcoin tem lastro?” pela perspectiva de Hal bitcoin é o lastro.

Mas quem é Hal Finney?

Hal Finney foi o destinatário da primeira transação de bitcoins, no bloco 170, ocasião em que recebeu 10 bitcoins do próprio Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin. Além disso, Hal foi um dos primeiros colaboradores do bitcoin, reportando bugs e trabalhando no código.

Hal foi também desenvolvedor de jogos de console e um dos primeiros desenvolvedores na PGP Corporation (Pretty Good Privacy).

O Futuro do Bitcoin por Hal finney
Hal Finney, Cientista da computação. Fonte da imagem. 

Hal Finney faleceu em 2014, vítima de esclerose.

Mais pode ser lido sobre Hal nesse artigo, um relato não apenas importante sobre a história do bitcoin, como também emocionante. Aqui está a postagem original, em inglês, Bitcoin and me.

Um possível Futuro do Bitcoin

Em uma postagem muito interessante no fórum bitcointalk.org, onde as discussões relacionadas ao bitcoin começaram, Hal Finney comenta sobre bancos lastreados em bitcoin.

Na verdade, há uma boa razão para a existência de bancos lastreados em Bitcoin, que emitiriam sua própria moeda digital, resgatável por bitcoins. O próprio Bitcoin não pode ser dimensionado para que todas as transações financeiras do mundo sejam transmitidas a todos e incluídas no blockchain. É preciso haver uma camada secundária de sistemas de pagamento, que seja mais leve e mais eficiente. Da mesma forma, o tempo necessário para confirmar as transações Bitcoin será impraticável para compras de médio a alto valor.

Os bancos lastreados em Bitcoin resolverão esses problemas. Eles podem funcionar como os bancos antes da nacionalização da moeda. Bancos diferentes podem ter políticas diferentes, algumas mais agressivas, outras mais conservadoras. Alguns seriam de reserva fracionada, enquanto outros podem ser 100% lastreados em bitcoin. As taxas de juros podem variar. O dinheiro de alguns bancos pode ser negociado com um desconto em relação à outros.

George Selgin elaborou a teoria do free banking competitivo em detalhes e argumenta que esse sistema seria estável, resistente à inflação e auto regulável.

Eu acredito que este será o destino final do Bitcoin, ser o “dinheiro de alta potência” que serve como moeda de reserva para os bancos que emitem seu próprio dinheiro digital. A maioria das transações de bitcoin ocorrerá entre bancos. As transações de Bitcoin por particulares serão tão raras quanto … bem, como as compras em Bitcoin são hoje.

Hal Finney, 30 de dezembro de 2010
Tradução livre

Um Futuro ainda distante

Embora a ideia de Hal Finney seja bastante interessante, ainda estamos longe desse cenário. Ainda podemos fazer transações baratas com bitcoin. Contudo, já começam a surgir propostas de camadas secundárias de pagamento, como a Lightning Network.

A ideia de Hal Finney surgiu ainda nos primórdios do Bitcoin, em 2010. Porém, o texto ainda é muito atual, levantando questões ainda hoje debatidas, como o tempo de confirmação e a escalabilidade. E, infelizmente, as compras em Bitcoin hoje em dia ainda são raras. Não tão raras quanto em 2010, mas ainda assim são poucas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Marcello
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).

Últimas notícias

Últimas notícias