Conhecido por prever a crise de 2008 e defender investimentos em ouro, Peter Schiff disse em um podcast divulgado nesta segunda-feira (18) que o mundo todo está enganado sobre a força do Dólar. Isso se deve a especuladores de mercado, segundo o analista.
O Dólar norte-americano é uma moeda emitida pelo Banco Central dos Estados Unidos (Fed), único no mundo com competência para realizar tal ação. Considerada uma moeda global no sistema fiduciário, o Dólar está no caixa de muitos bancos centrais pelo mundo.
Dessa forma, transações internacionais acabam ganhando paridade com essa divisa, que a torna fundamental para que governos importem e exportem. Contudo, uma situação tem preocupado analistas sobre essa suposta reserva global em Dólar.
O mundo está enganado sobre a força do Dólar, diz Peter Schiff
Como é uma moeda emitida pelo Fed, o Dólar é criado a partir do interesse da autoridade monetária, que acabou imprimindo milhões de moedas novas nos últimos anos. Essa expansão monetária preocupou muitos analistas e a cobrança tem chegado.
Isso porque, a inflação dos Estados Unidos registra uma de suas piores marcas das últimas décadas. No último mês de junho, por exemplo, a inflação dos últimos 12 meses alcançou o nível de 9,1%.
Ou seja, os norte-americanos estão perdendo seu poder de compra em um ritmo acelerado. Essa então é a situação do mercado interno dos EUA, onde o dinheiro perde valor.
No entanto, enquanto isso acontece, no resto do mundo as moedas emitidas por outros bancos centrais estão entrando em colapso. O Euro, por exemplo, alcançou após décadas a paridade com o Dólar, indicando que perde força.
Além disso, moedas como Yen japonês e Real brasileiro seguem perdendo valor em relação ao Dólar. A moeda brasileira saiu em um mês de R$ 5,15 para R$ 5,38 hoje, uma alta de 4% no período.
Assim, Peter Schiff, lendário defensor do ouro, lembrou em uma análise divulgada nesta segunda que o mundo todo está enganado com a força do Dólar. De acordo com ele, existem hoje dois dólares, um fraco dentro dos EUA, e outro forte na visão dos outros países.
“Essa é a dicotomia. É uma história de dois dólares. Você tem o dólar doméstico que está fraco e perdendo valor. E então você tem esse dólar internacional que é forte e está ganhando valor.”
Para o analista, os bancos centrais pelo mundo estão olhando apenas a depreciação das suas moedas no câmbio, ignorando que o Dólar não é mais aquela velha moeda boa do passado. Segundo Schiff, isso se deve ao fato de especuladores estarem de olho no Dólar, moeda que pode entrar em colapso no futuro.
“As pessoas não querem Bitcoin, mas vão querer ouro”
Crítico voraz do Bitcoin, Peter Schiff aproveitou sua análise para novamente cutucar a moeda digital.
De acordo com ele, o momento é favorável ao Dólar visto que há demanda pela moeda. No passado recente, muitos quiseram o Bitcoin, e isso mudou, o que na visão de Peter, indica que as pessoas também vão buscar sair da moeda norte-americana em breve.
Desse modo, é provável que o ouro seja novamente o ativo buscado pelos investidores, algo que o defensor do metal precioso acredita ser o único e verdadeiro porto seguro.
“Neste momento, o dólar está roubando o brilho do ouro. Por um tempo, era bitcoin que todo mundo queria em vez de ouro. Mas agora é o dólar que todo mundo quer em vez de ouro. Eventualmente, as pessoas vão descobrir que não querem o dólar, assim como muitos deles descobriram que não querem bitcoin. Em última análise, haverá uma corrida ao ouro. Como venho dizendo, o ouro será o último porto seguro de pé porque é o único verdadeiro porto seguro.”
Vale lembrar que esse investidor recentemente teve um banco fechado em Porto Rico, sendo criticado pela comunidade bitcoin mundial pelo caso.