Em nota publicada nesta terça-feira (26), a empresa de análise CryptoQuant revelou que a demanda por Bitcoin está crescendo aceleradamente, a ponto dos vendedores não conseguirem equilibrar a conta. Como resultado, a empresa afirma que o atual estoque de liquidez dos vendedores deve secar nos próximos 12 meses.
Também nesta semana, outra empresa de análise apontou que o ETF da Grayscale pode ficar sem bitcoins em apenas 3 meses. Dona de 618.000 bitcoins antes da conversão de seu fundo, a gestora já viu 278.100 bitcoins (R$ 96 bilhões) saírem do GBTC.
Somado a isso, a redução da recompensa dos minerados através do halving, programado para daqui a 28 dias, e os possíveis cortes de juros do Fed ainda em 2024, são outros bons motivos para acreditar que a grande alta do Bitcoin ainda não começou.
Demanda por Bitcoin está aumentando e oferta está caindo, aponta CryptoQuant
Os dados apresentados pela CryptoQuant nesta terça-feira (26) mostram um grande crescimento no número de endereços que estão acumulando Bitcoin, sendo 4,5 vezes maiores que em qualquer outro período da história. Por outro lado, há uma grande queda nos estoques dos vendedores.
Em outras palavras, podemos estar prestes a presenciar um choque de demanda com a chegada de Wall Street no mercado de criptomoedas. Segundo a análise, isso pode acontecer dentro de um ano.
“A demanda por Bitcoin está aumentando, enquanto a liquidez do lado do vendedor cai, empurrando o estoque líquido para níveis sem precedentes.”
“Estima-se que o atual estoque de liquidez do lado vendedor de BTC só atenderá ao crescimento atual da demanda nos próximos 12 meses, considerando apenas os endereços acumulativos”, escreveu a CryptoQuant.
#Bitcoin's demand is soaring, while sell-side liquidity dips, pushing liquid inventory to unprecedented lows.
It's estimated that $BTC's current sell-side liquidity inventory will only meet current demand growth for the next 12 months, considering only accumulating addresses. pic.twitter.com/Zk9kOTrccE
— CryptoQuant.com (@cryptoquant_com) March 26, 2024
Em seu site, a CryptoQuant apresenta outros dados sobre oferta e demanda. No momento, o número total de bitcoins do lado vendedor é de 2,7 milhões de unidades (R$ 932 bilhões).
Saldos de corretoras, que já chegaram a 3 milhões de bitcoins, continuam em declínio e já estão em apenas 1,8 milhão de BTC. No gráfico também aparecem mineradoras, governo americano, mesas de OTC e, desde janeiro, o ETF da Grayscale também aparece na conta.
Um terceiro gráfico mostra os efeitos dessa oferta e demanda. Desde janeiro, o preço do Bitcoin tem aumentado conforme a demanda está acabando com a oferta do mercado.
Por fim, muitos esperam que o Bitcoin apresente retornos ainda melhores assim que o ETF da Grayscale deixar de sangrar. Afinal, outras gestoras seguem acumulando BTC a níveis recordes, com destaque para BlackRock e Fidelity.