O Bitcoin já foi chamado de “ouro digital” por muitos especialistas. Isto porque a criptomoeda possui muitos atributos similares ao metal precioso.
Ouro é passível de falsificação, Bitcoin não
Uma situação recente envolvendo uma crise de falsificação de ouro na indústria mostra como um aspecto importante do Bitcoin oferece uma enorme vantagem sobre o metal preciso pode levar mais investidores que procuram um porto seguro ou armazenamento de valor à primeira criptomoeda de todos os tempos.
Foram descobertas falsificações em 1.000 barras de ouro de alta pureza. Mas não para por aí: 2,5 milhões de barras falsas são produzidas a cada ano, de acordo com executivos do setor.
As barras falsificadas típicas são fabricadas com metais muito mais baratos, banhados a ouro por fora, facilitando sua detecção. Essas novas falsificações em circulação, no entanto, são reais, ouro de alta pureza, com o único aspecto falso sendo o selo oficial estampado em cada barra.
Assim, falsificações com o metal precioso estão inundando o mercado. Mas porque o ouro é tão superestimado?
O ouro é um metal precioso e brilhante que é usado há séculos como moeda, reserva de valor e porto seguro. Além disso, é um símbolo de status e utilizado para confeccionar joias caras e ornamentadas (A Vivara que o diga). No entanto, o Bitcoin pode estar prestes a tomar o seu status, graças a um único atributo bem específico que o Bitcoin é superior ao ouro.
Transações de Bitcoin não podem ser falsificadas
As falsificações chegam em um momento em que a demanda por ouro em todo o mundo está aumentando, devido a incerteza de uma crise global. O metal precioso tem sido uma fuga para a segurança dos investidores que procuram evitar perdas nestes períodos. Com o aumento das tensões entre os EUA e a China, moedas fiduciárias de países emergentes se encontram em forte desvalorização, por isso a procura por Ouro só tem crescido.
Bitcoin e Ouro estão performando um rally interessante nos últimos anos, visto que o Bitcoin é também elogiado por ser um ativo escasso e uma nova modalidade de reserva de valor.
Como o Bitcoin é a prova de falsificação?
O Bitcoin é um ativo digital, vinculado a um livro distribuído chamado blockchain, onde todas as transações de cada Bitcoin são registradas para todos verem. Cada vez que o Bitcoin é enviado pela blockchain, usando um algoritmo de consenso chamado prova de trabalho, os mineradores validam o bloco antes de ser adicionado ao blockchain.
Teoricamente, uma transação Bitcoin falsificada poderia até ser criada, no entanto, não seria validada por mineradores e adicionada à blockchain. Certos ataques também são possíveis, mas exigiriam que terceiros adquirissem controle sobre mais de 51% do poder de hash da rede Bitcoin e, dada a descentralização da primeira criptomoeda de todos os tempos, esse ataque não é provável.
Em conclusão, essa camada adicional de segurança dá mais tranquilidade a investidores que buscam um ativo de refúgio. Também leva o Bitcoin a levar o posto de ativo mais seguro do mundo.
E você, prefere Ouro ou Bitcoin?