O que é criptomoeda? A resposta curta e fácil para a questão do título é que a criptomoeda é dinheiro digital descentralizado. Mas o que exatamente isso significa e como funciona? Bom, o mundo da criptomoeda move-se rapidamente, então não há tempo a perder. Vamos começar!
Definição de criptomoeda
Em vez de uma moeda tangível que você pode levar consigo, uma criptomoeda é um ativo digital que pode ser trocado. A parte “criptografada” deriva do uso da criptografia para fins de segurança e verificação durante as transações.
Ao usar a criptomoeda para uma troca, em vez de uma moeda fiduciária, os proprietários da criptografia não precisam depender dos bancos para facilitar as transações e podem evitar as taxas que surgem com o uso de instituições financeiras.
Geralmente, as transações de criptomoeda são processadas e concluídas por meio de uma rede blockchain. As blockchains são projetadas para serem descentralizadas e, portanto, todos os computadores conectados à rede devem confirmar com êxito a transação antes que ela possa ser processada. O ideal é que isso crie uma transação mais segura para todos os envolvidos.
As transações de criptomoeda são colocadas em um “bloco” e os computadores na rede começam a trabalhar resolvendo um problema matemático complexo. Uma vez que um computador resolve, a solução é mostrada para os outros na rede, e se toda a rede estiver de acordo com esta solução, o bloco é adicionado à cadeia e a transação é completada.
Como as criptomoedas devem ser mineradas, existe uma quantidade finita delas que pode existir. Por exemplo, existem “apenas” 21 milhões de bitcoins (BTC).
A natureza descentralizada da rede é vista como mais segura e as empresas – especialmente aquelas com ativos valiosos – estão interessadas em incorporá-la.
Usando criptomoedas
Para que exatamente a criptomoeda é usada? É um debate contínuo desde que o Bitcoin apareceu pela primeira vez no mercado.
Mesmo que ela seja uma “moeda”, levou mais de um ano para que alguém fizesse uma única compra com um bitcoin.
O número de coisas que se pode comprar com criptomoeda cresceu, e existem algumas lojas ao redor do mundo, como lanchonetes, por exemplo, que já aceitam a moeda virtual, no entanto, ainda são poucas opções.
Mas essa não é a única maneira de usar essa moeda. O investimento em criptomoedas tornou-se uma das opções mais utilizadas, já que seu valor muda constantemente, e tudo indica que esse será o dinheiro mais utilizado no futuro.
Considerações Finais: O que é a criptomoeda?
Até agora, você aprendeu o que são criptomoedas e como elas funcionam. No entanto, a compreensão da criptomoeda é mais do que apenas entender as blockchains e a mineração. Compreender a criptomoeda é entender o que essas tecnologias podem fazer por você.
Criptomoedas têm o potencial de mudar a forma como a economia funciona. Elas podem ajudá-lo a retomar o controle do seu dinheiro e de suas informações. Algumas pessoas irão ignorá-las e esperar que elas desapareçam. Outros vão se juntar à festa. Em qual desses grupos você está?
Qual a sua opinião sobre as criptomoedas? Veja mais conteúdo como esse seguindo nossa página no Facebook!