Empresa de criptomoedas, parceira do Nubank e Mercado Pago, é investigada nos EUA

Tribunal de Nova Iorque começou a investigar empresa que emite moeda pareada em Dólar.

A empresa Paxos, que emite as stablecoins Pax Dollar (USDP) e Binance USD (BUSD), parceira no Brasil de aplicativos como do Nubank, Mercado Pago e PicPay, pode estar envolvida em investigações em um tribunal de Nova Iorque (EUA).

De acordo com informações que circulam na mídia, quem conduz a apuração é o New York Department of Financial Services (NYDFS).

Ainda que a empresa esteja regulada nos Estados Unidos, a possível apuração envolve conhecer as ofertas do produto pela empresa.

Empresa de criptomoedas parceira do Nubank, Mercado Pago e PicPay passa por investigação nos EUA

Segundo o portal Coindesk, as stablecoins emitidas pela Paxos podem estar em meio a investigações nos EUA. Além da Pax Dollar, vale lembrar também que essa empresa emite a Binance USD (BUSD).

No entanto, ainda não está claro publicamente o que a NYDFS tem analisado sobre a emissão das stablecoins. Procurada pela reportagem, membros do órgão público não quiseram comentar sobre o assunto.

No Brasil, por exemplo, a moeda Pax Dollar está listada em aplicativos parceiros da Paxos, como Mercado Pago e PicPay. No caso do Nubank, a Paxos é parceria e o serviço oferecido é apena de custódia. O Nubank não oferece Pax Dollar para clientes, e as moedas digitais oferecidas atualmente pelo Nubank são Bitcoin, Ethereum, Polygon e Uniswap.

Em 2022, mercado de criptomoedas viu a queda da stablecoin TerraUSD (UST), que causou prejuízo a investidores. Assim, o mercado de stablecoins passa por uma avaliação global de risco, com reguladores de olho nos lançamentos do setor.

Uma das exigências que podem chegar ao setor envolve as empresas que emitem stablecoins manterem os ativos dos clientes segregados da empresa. Além disso, uma pressão para que stablecoins algorítmicas não operem no mercado também é percebida globalmente.

Paxos chama de rumor os possíveis problemas com a OCC

Como uma empresa regulada, a Paxos surgiu na mídia com outro problema além da investigação de sua oferta de stablecoins. Isso porque, segundo rumores, a Paxos poderia perder em breve sua licença para operar um banco nos EUA, que conseguiu em abril de 2021.

Em nota via Twitter na última quarta-feira (8), a Paxos negou problemas com o controlador da moeda nos EUA, o Office of the Comptroller of the Currency (OCC). Este é um órgão público vinculado ao Tesouro norte-americano.

“Para esclarecer as especulações: Paxos não foi solicitado a retirar seu pedido de alvará de banco fiduciário nacional do OCC, nem foi negado o alvará. Paxos continua a trabalhar de forma construtiva com o OCC.”

Sobre o que chamou de especulação, a empresa Paxos segue operando normalmente em todos os países que fornece seus serviços.

De qualquer forma, um especialista recentemente declarou que os EUA tentam proibir o mercado de criptomoedas, mesmo que sem grande alarde.

*Matéria atualizada após a publicação para correção de informações a pedido do Nubank.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias