Um braço comercial do Governo Real do Butão fechou uma parceria para aumentar as operações de mineração de bitcoin no país, buscando levantar 500 milhões de dólares. Nos últimos dias, o mundo conheceu a verdade sobre o fechado país, que vem minerando bitcoin desde 2019 e acumulou milhares de dólares com a estratégia.
Em anúncio nesta quarta-feira (3), a Bitdeer (NASDAQ: BTDR), anunciou uma nova parceria com a Druk Holding & Investiments (DHI). Esta última é a conhecida divisão comercial do Governo Real do Butão, um reino budista no extremo leste do Himalaia.
Com a novidade, o pequeno país que vem minerando secretamente deverá expandir suas instalações e pode se tornar uma espécie de “El Salvador 2.0”.
Com ex-Bitmain, Governo do Butão deve expandir mineração de bitcoin
O que chamou atenção do anúncio da Bitdeer, companhia com ações na Nasdaq, é que sua parceria com o Butão levará para o país uma equipe que entende do mercado há anos.
Isso porque, a Bitdeer é cofundada por Jihan Wu, um grande executivo conhecido pela fundação da Bitmain em 2013.
A Bitdeer e a DHI esperam lançar a parceria por meio do estabelecimento de um fundo fechado com um tamanho estimado de até US$ 500 milhões.
A captação de recursos está prevista para o final de maio, com o objetivo de atrair investimentos da comunidade internacional.
O Fundo alavancará a experiência e o suporte da Bitdeer para promover as iniciativas de mineração e investimento em ativos digitais e blockchain da DHI no Butão. A Bitdeer atuará como parceira geral, enquanto a DHI atuará como parceira limitada estratégica.
Jihan Wu, presidente do Bitdeer Technologies Group, disse que está empolgado para trabalhar com o Butão e melhorar a sustentabilidade do ecossistema bitcoin.
“Estamos entusiasmados por trabalhar ao lado da DHI para acessar o poder de emissão zero do Butão para habilitar de forma sustentável as tecnologias blockchain que eventualmente formarão uma base imutável para uma reserva global de valor. O novo Fundo também representará um caminho para promover redes globais de partes interessadas que estão impulsionando o crescimento e a inovação no setor de tecnologia no Butão.”
Já Ujjwal Deep Dahal, CEO da Druk Holding and Investments, comentou que o país deverá lançar um datacenter de mineração de bitcoin livre de carbono.
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Bitdeer neste importante desenvolvimento para a DHI. A DHI existe para melhorar a vida do povo butanês hoje e para as gerações futuras. A parceria com a Bitdeer para lançar um datacenter de mineração de ativos digitais livre de carbono representa um investimento em uma economia doméstica mais conectada e sustentável, ajudando a garantir que estejamos na vanguarda da inovação global.”
Butão planeja investir em novas tecnologias, como inteligência artificial, além da mineração
O capital levantado será canalizado para operações greenfield no Butão, abrangendo a construção de datacenters e a aquisição de tecnologia de ponta.
O país tem planos ambiciosos de acelerar a transformação digital e a diversificação econômica do Reino, explorando setores.
Esta Iniciativa inclui investimentos em áreas estratégicas como ativos de energia renovável que incluem energia hidrelétrica, amônia verde e economia de combustível de hidrogênio, e também em tecnologias emergentes como blockchain, inteligência artificial, sistemas de aprendizado de máquina, plataformas de crédito de carbono e o metaverso.
Bitdeer planeja expansão estratégica e geração de empregos na Ásia
Espera-se que a parceria crie empregos locais em áreas que vão desde engenharia até gerenciamento de projetos, supervisão e funções de suporte.
Ao mesmo tempo, espera-se que a iniciativa gere atividade econômica e receita em moeda estrangeira para as comunidades locais e para o país.
As próximas operações de mineração de ativos digitais sem carbono no Butão marcam uma expansão crucial da Bitdeer na Ásia, complementando os datacenters existentes da Bitdeer no norte da Europa e na América do Norte.
Com lançamento previsto para maio de 2023, a parceria permitirá que a Bitdeer aproveite os abundantes recursos da Ásia, contribuindo para o florescente ecossistema regional.