No dia em que o Censo 2022 começou no Brasil, o perfil no Twitter do IBGE começou a promover uma estranha carteira de criptomoedas. Usuários mais atentos a situação logo perceberam se tratar de um ataque hacker contra o perfil da instituição brasileira.
Nos últimos anos, vários perfis foram alvo de ataque hacker que pediram criptomoedas aos seguidores. Alguns destes ataques ofertam brindes falsos aos internautas, que ao procurar receber a recompensa se tornam alvos.
Um dos ataques mais recentes no Brasil, em julho de 2022, foi ao perfil da Revista Exame, que ao ser invadido começou a promover falsos NFTs, com links que levavam para sites fraudulentos.
Essas situações lembram aos fãs da rede social que devem se manter atentos para falsas promoções de criptomoedas pela internet.
Perfil no Twitter do IBGE promoveu falsa carteira de criptomoedas, mas situação já foi resolvida
Segundo informações divulgadas pelo Jornal Cultura, o IBGE teve seu perfil invadido na última segunda-feira (1), mesmo dia em que o Censo 2022 começou no Brasil.
Ao tomar posse do perfil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os hackers começaram a divulgar uma carteira de criptomoedas, utilizando para isso a imagem da Exodus, uma famosa wallet que permite a guarda de várias moedas digitais.
Em nota aos questionamentos, o IBGE declarou que seus sistemas não foram hackeados e a recuperação das publicações já foi realizada.
Autoridades recuperam conta do IBGE no Twitter após sofrerem uma invasão.
A instituição não confirmou que tenha sofrido um ataque hacker e afirmou que todos os posts já foram recuperados. #EstaManhãNaCultura pic.twitter.com/M1xKkJyeNL
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) August 2, 2022
Em apuração feita pelo Livecoins, foi possível confirmar que as publicações relacionadas apenas ao Censo 2022 retornaram ao perfil. Menções a carteiras de criptomoedas não estão mais disponíveis no perfil do IBGE no Twitter, indicando que a conta já foi recuperada, ainda que fotos de destaque não tenham sido restauradas ainda ao perfil que tem quase 190 mil inscritos.
Outras redes sociais do IBGE, como Instagram, Facebook, seguem funcionando normalmente, indicando que o problema ocorreu apenas no Twitter.
Como se proteger de golpes com a imagem das criptomoedas?
Como uma empresa pública no Brasil, a comunicação do IBGE é transparente e de fácil acesso. Ou seja, usuários que desconfiassem da fraude poderiam ter checado a falsa promoção com criptomoedas em outros canais, momento em que seria constatada a invasão.
Vale lembrar que não é possível saber se alguma pessoa foi vítima do ataque no Twitter do IBGE, mas é importante em casos assim evitar clicar em links suspeitos e realizar o download de programas em páginas que demonstrem não estar com funcionamento normal.
Promessas de lucros fáceis e rápidos com criptomoedas também costumam resultar em golpes, o que é mais um sinal de alerta para interessados.