Uma pesquisa divulgada pela Crypto.com sugere que 59% dos brasileiros vão comprar Bitcoin em 2022, o que representaria um movimento de forte adoção.
Vale lembrar que o mercado financeiro brasileiro ainda é pequeno, com a bolsa de valores B3 registrando apenas 4 milhões de CPFs cadastrados. Já as corretoras de criptomoedas também registrando um valor similar de investidores, com uma grande corretora registrando mais de 3 milhões de clientes cadastrados até o último mês de setembro.
Esses valores representam pouco mais de 1,4% da população brasileira, estimada em 212 milhões de pessoas. Ou seja, o mercado de investimentos é pequeno e a educação financeira ainda é pequena para que o país mude bruscamente a realidade em apenas um ano.
Mais da metade da população no Brasil vai comprar Bitcoin em 2022? Pesquisa acredita que sim
A Crypto.com fez um estudo sobre o Brasil e acredita que um importante movimento de adoção em massa por estar próximo. Ouvindo 2.000 brasileiros, a pesquisa buscou entender os hábitos de investimento, metas financeiras e os vários fatores que influenciam a tomada de decisões de investidores no país.
Entre os problemas detectados estão preocupações com a crise econômica desencadeada pela pandemia, o crescimento da inflação e o desempenho do Real.
Essa corretora chega no Brasil como uma campanha do ator de Hollywood, Matt Damon, e acredita que o mercado local poderá ferver de novos investidores nos próximos meses. Entre os motivos para esse movimento estariam a busca por diversificação e proteção financeira.
O estudo revelou em seus resultados que dois em cada três brasileiros (66%) que já investiram em criptomoeda seguem motivados a comprar esse ativo como opção de investimento, enquanto 33% veem isso como uma forma de proteger seus ativos da instabilidade econômica e um em cada quatro (25%) veem isso como forma de proteger seus ativos da interferência de governos.
Os dados apontam que 59% dos brasileiros ouvidos pela amostra, que ainda não investiram em criptomoedas, provavelmente ou muito provavelmente comprarão nos 12 meses nos próximos.
Sobre o que impede eles de realizar este movimento, foram apontados três causas principais, sendo a compreensão de como comprar uma criptomoeda (62%) o maior problema. Os outros dois impeditivos foram sobre a falta de entendimento de como essa tecnologia funciona (53%) e o desejo de sacar o investimento em dinheiro físico (34%).
Para quem já investiu, 46% planeja aportar em um fundo de investimentos, enquanto 54% planeja investir diretamente em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.
Crypto.com chegando no Brasil
Patrocinando times de futebol e até carros de Fórmula 1, a Crypto.com está chegando no Brasil, e o cofundador Rafael Melo acredita no potencial do mercado local.
“O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Crypto.com e o que vai abrir caminho para a expansão na América Latina. Estamos determinados a localizar nossos produtos e serviços para usuários locais e animados em fortalecer nossa posição nas próximas semanas com o lançamento de nosso cartão”.
Na última semana, a Transfero Group também anunciou a chegada no Brasil, mostrando que várias corretoras miram o mercado local.