Peter Schiff, economista que previu a crise imobiliária de 2008, acredita que a narrativa ligada à Venezuela que fez o Bitcoin subir nos últimos dias é “baboseira”. Indo além, também recomendou a venda da criptomoeda por ouro durante a recente disparada.
Outros estão animados com a ação dos EUA. Como exemplo, Arthur Hayes defende que o preço do petróleo cairá e, por conta disso, a inflação americana diminuirá e o governo poderá continuar imprimindo dólares, fazendo o preço do Bitcoin disparar.
Peter Schiff recomenda venda de Bitcoin por ouro enquanto criptomoeda dispara
Grande fã do ouro, Schiff participou de um debate com Changpeng Zhao, fundador da Binance, sobre Bitcoin e ouro no mês passado. Embora tenha recebido uma aula ao vivo, o economista continua cético em relação ao Bitcoin.
“O Bitcoin foi arrastado pela alta inspirada na Venezuela. Voltou a ficar acima de US$ 94,5 mil”, iniciou Schiff em tuíte publicado nesta segunda-feira (5).
“Há muita baboseira por parte dos compradores tentando vender essa notícia como algo positivo para o Bitcoin. Não acredite no hype. Apenas aproveite a alta para vender e use os recursos para comprar ouro de verdade.”

Já nesta terça-feira (6), o economista notou que o Bitcoin caiu US$ 2,5 mil em relação à data de sua postagem acima. “Corra para vender antes que caia muito mais”, concluiu.
Arthur Hayes afirma que Bitcoin será um grande beneficiado do cenário entre EUA e Venezuela
Arthur Hayes, fundador da BitMex, publicou um longo texto em seu blog nesta segunda-feira (5) para também falar sobre o tema.
Em suma, ele acredita que o preço do petróleo irá cair após os EUA tomar controle das reservas venezuelanas. Como consequência, o executivo afirma que a pressão inflacionária também diminuirá, dando espaço para que o governo continue com a expansão monetária.
“Levando Trump e seus subordinados ao pé da letra, sabemos que o crédito vai se expandir.”
“Os legisladores republicanos do Time Vermelho gastarão com déficit, o Departamento do Tesouro de Buffalo Bill Bessent emitirá dívida para financiá-lo, e o Fed do […] Jerome Powell e de seu sucessor imprimirá dinheiro para comprar os títulos”, explicou Hayes. “Esse círculo vicioso começou de verdade em 2008 e, como diz Lyn Alden, “Nada para esse trem”. À medida que a quantidade de dólares se expande, o preço do Bitcoin e de certas criptos vai disparar.”

Finalizando seu artigo, Hayes afirma que a Maelstrom, seu fundo de investimento, entrou em 2026 com “risco quase máximo”. Como exemplo, cita que estará vendendo BTC e ETH para se posicionar no setor DeFi.
“Quando/se o preço do petróleo subir e causar uma desaceleração na criação de crédito, espero realizar lucro, acumular mais sats e comprar um pouco de mETH”, explicou.