A Polícia Civil do Amazonas, através da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) alertou a população sobre o crime de pirâmide financeira.
O delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada fez um alerta a população. Assim, a Polícia traz a tona como proceder em caso de ser vítima de algum golpe de pirâmide financeira, incluindo as de Bitcoin.
“Os interessados no serviço oferecido se iludem com promessas de ganhos elevados com criptomoedas. A partir disso, formulamos os sete passos com o intuito de auxiliar a população que almeja investir em moedas virtuais. É importante que o investidor procure saber quem lidera a empresa e consultar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para saber se a venda é regulamentada”, disse o delegado.
Como identificar uma pirâmide financeira, segundo Polícia do Manaus
A polícia ainda traz um pequeno guia de como identificar uma pirâmide, através de características comuns. Geralmente os golpes possuem uma ou mais das características abaixo, de acordo com o órgão:
Líderes
Se a empresa tem líderes que convocam pessoas oferecendo rendimentos e bônus por convidar mais investidores, pode ter certeza que é pirâmide
Promessas de rendimento
se existe a promessa de rendimentos diários de 1,5% a 5%, é golpe. Esses valores altos só servem para seduzir pessoas ingênuas e gananciosas. A verdadeira criptomoeda não paga isso, e nada no mercado oferece esses juros
Retorno garantido
Prometeu retorno garantido? É golpe
Rentabilidade
Planos de rentabilidade com produtos que envolvem a compra fixa de pacotes destes produtos? Possível golpe
Criptomoeda própria
Pagamento de rentabilidade em uma criptomoeda própria? Possível golpe. Exemplo: MinerCash, Kriptacoin
Ostentação
“Líderes ostentação” ou “blogueiros publicitários mentindo lucros” (em carros, festas)? É golpe
Link: http://www.ssp.am.gov.br/pc-alerta-a-populacao-sobre-o-aumento-de-golpe-da-piramide-em-manaus/