Segundo uma pesquisa feita pela (IUDOP) Instituto Universitário de Opinião Pública, 70,1% da população salvadorenha tem alguma desconfiança relacionada ao bitcoin como moeda de curso legal.
O estúdio aponta que 34,8% da população não tem nenhuma confiança na criptomoeda, assim como 35,3% tem pouca confiança. No entanto, 13,2% demonstram alguma confiança e 14,1% revelaram que possuem muita confiança.
“A um pouco mais de 4 meses de sua aprovação, 7 de cada 10 salvadorenhos confiam pouco ou nada em Bitcoin como moeda de curso legal”
A un poco más de 4 meses de su aprobación, 7 de cada 10 salvadoreños confían poco o nada en el Bitcoin como moneda de curso legal. #EncuestaUCA pic.twitter.com/8IBI3eQu60
— IudopUCA (@IudopUCA) January 14, 2022
Chivo Wallet
A pesquisa indica que 25,6 % da população salvadorenha acredita que os beneficiados com esta medida econômica são “os ricos”, bem como 20,5% disse que é o Governo. Por outro lado, 19% acredita que são os investidores estrangeiros.
Sobre o uso da carteira do governo Chivo Wallet que proporcionou aos usuários um voucher de US$ 30 dólares, a pesquisa aponta que 56,6% das pessoas baixaram o aplicativo, no entanto, 55,1% indicaram que baixaram unicamente para receber o vale.
Por outro lado, 41% revelaram que é em contra, o governo utilizar fundos públicos para impulsar o bitcoin. 20,1% se disseram muito em contra.
A pesquisa do (IUDOP) foi feita entre 7 e 17 de dezembro de acordo com uma mostra de 1 298 entrevistas a nível nacional. Segundo o instituto, o nível de confiança é de 95% com uma margem de erro de 2,72% aprox.
Adoção
No dia (7) de setembro, o bitcoin se tornava moeda de curso legal em El Salvador. Após 2 meses o presidente Nayib Bukele anunciava a construção do Bitcoin City.
Poucos meses se passaram desde a adoção, há muito a ser construído pela frente.
Manter o ceticismo sobre este “experimento” será necessário.