A corretora Binance estipulou um prazo nos últimos meses para que os seus usuários validassem a identidade na plataforma, restando apenas sete dias para o fim.
Na época do anúncio, feito em 20 de agosto, muitos clientes da empresa se assustaram com as novas medidas, que entraram em vigor com efeito imediato para novos clientes.
“Com efeito imediato, todos os novos usuários são obrigados a concluir a Verificação intermediária para acessar os produtos e ofertas de serviços da Binance, incluindo depósitos em criptomoedas, negociações e retiradas”.
Mas para usuários antigos da plataforma, o prazo para regularização de suas contas foi maior, estipulado para o dia 19 de outubro.
Entenda como funciona essa verificação e como os usuários deverão proceder para regularizar sua situação.
Prazo para validar identidade na Binance termina em 18 de outubro no Brasil
Vale notar que apesar do prazo estipulado pela Binance ser meia-noite do dia 19 de outubro, seguindo o horário universal (UTC), no Brasil o limite se encerra no dia 18 de outubro, às 21 horas, ou seja, na próxima segunda-feira.
Esse processo chamado de Conheça Seu Cliente (KYC) será feito pela Binance após uma onda de pressão regulatória contra as operações da corretora. Dessa forma, quem não validar suas informações corretamente, não poderá mais negociar criptomoedas com os sistemas dessa empresa.
Caso algum cliente da Binance não efetue sua validação, todas as suas ordens em aberto serão canceladas e seu saldo ficará disponível com a opção apenas retirada.
“Os usuários existentes que ainda não concluíram a Verificação intermediária terão suas permissões de conta temporariamente alteradas para “Somente retirada”, com serviços limitados a retirada, cancelamento de pedido, fechamento de posição e resgate. Isso será realizado em fases para minimizar a interrupção da experiência do usuário, de agora até 2021-10-19 00:00 AM (UTC). Os usuários existentes serão informados diretamente com mais detalhes. Assim que os usuários concluírem a Verificação intermediária, eles poderão retomar o acesso total aos produtos e serviços Binance.”
Essa medida anunciada em agosto pela Binance não chegou da mesma forma para todos os clientes. Alguns, inclusive brasileiros, receberam e-mails da corretora para proceder com a verificação antes mesmo do prazo estipulado.
O Livecoins chegou a solicitar informações para a corretora sobre a diferença em alguns prazos para os clientes, mas não obteve um retorno até o fechamento desta matéria.
Prazo encerrando, o que fazer?
De qualquer forma, o limite para verificação na próxima segunda levará os clientes que deixaram para última hora, e que concordam em fazer essa verificação, a correr contra o tempo.
Para realizar essa verificação, os usuários deverão estar logados em sua conta e acessar a opção “Central de Usuários” (com símbolo de uma pessoa no canto superior direito) e depois “Identificação“.
Depois disso, para contas novas ou que ainda não foram verificadas, um botão chamado “Verificar Agora” aparecerá. Depois disso, a opção “Comece agora” será apresentada, onde o usuário irá escolher seu país e deverá ter documentos de identificação relacionados com este.
São aceitos Identidade (RG), Carteira de Motorista e Passaporte, que devem ser colocados de forma legível. Além disso, será exigido uma selfie sem nenhum item que atrapalhe o reconhecimento facial no ambiente.
A Binance informa que todo o processo não leva 15 minutos para ser concluído, mas o usuário deve ter atenção para não atualizar o navegador durante o procedimento. Esse procedimento pode ser tentado no máximo 10 vezes por dia, e caso de algum erro, o usuário poderá tentar novamente mais 10 vezes no dia seguinte.
O prazo para que a equipe da corretora valide as informações de cada cliente não é informado, então é bom não deixar para o último momento aqueles que querem continuar com suas contas ativas. Para dúvidas, é importante consultar a página oficial sobre o processo, disponível no site da Binance.
Quem discordar das novas medidas então deve aproveitar os últimos dias com a plataforma, lembrando que o limite de saques diários para quem não tem cadastro verificado também mudou.