Vladimir Putin, presidente da Rússia, falou sobre mineração de Bitcoin nesta quarta-feira (17), afirmando que a atividade é uma ameaça para a população russa por consumir muita energia elétrica.
Encurralada, a Rússia está buscando soluções para driblar sanções vindas dos EUA e países europeus. No início do mês, por exemplo, o Banco Central russo recomendou que empresas usassem criptomoedas no comércio internacional.
No entanto, o país também está preocupado com uma possível propagação do uso de criptomoedas em seu território, o que poderia enfraquecer sua moeda, o rublo. Dado isso, na semana seguinte o mesmo BC emitiu um longo documento, afirmando que as stablecoins estavam proibidas no comércio local.
Vladimir Putin critica mineração de Bitcoin
A mineração de Bitcoin é um assunto polêmico. Para alguns críticos, a atividade encarece o preço da energia elétrica para outras empresas e cidadãos, já que há uma maior demanda. Por outro lado, há quem defenda que o setor impulsiona o crescimento da rede elétrica, que será usado por todos.
Vladimir Putin está no time dos críticos. Em videoconferência nesta quarta-feira (17), o presidente da Rússia afirmou estar preocupado com o uso de energia das mineradoras.
“As criptomoedas podem ser mineradas em quase qualquer ponto do planeta, mas a mineração requer muita eletricidade”, disse Putin. “Segundo o Ministério da Energia, a Rússia gasta anualmente 16 bilhões de kWh para esse fim, o que representa quase 1,5% do consumo total de eletricidade no país.”
“Esse número continua crescendo. Os fatores de crescimento são compreensíveis, como os preços relativamente baixos da eletricidade e a mobilidade dos equipamentos para mineração de criptomoedas, mas o que deve chamar nossa atenção e nos alarmar aqui? O crescimento descontrolado do consumo de eletricidade para minerar criptomoedas pode resultar na falta de energia em certas regiões.”
Segundo Putin, isso já é notável em algumas regiões como Irkutsk, Buriácia e Transbaikal, que juntas possuem cerca de 2,7 milhões de habitantes.
Referindo-se como uma questão “bastante aguda e repleta de sérias consequências” para os russos, o presidente nota que “decisões corretas e oportunas devem ser tomadas”, prometendo mais impostos ao setor.
Presidente russo aproveitou para criticar as criptomoedas
Embora a própria Rússia esteja encorajando suas empresas a usarem criptomoedas para driblar sanções, Vladimir Putin fez questão de criticá-las, citando justamente esse ponto.
“Outra questão é sobre as criptomoedas. Elas não são unidades monetárias no sentido usual, mas estão sendo cada vez mais usadas no mundo como meio de pagamento em transferências internacionais.”
Por fim, o país se encontra sem muitas saídas. Afinal, ao incentivar o uso de criptomoedas no comércio internacional, isso fará com que essas moedas entrem no país, girando com maior facilidade. Por outro lado, essa parece ser a melhor alternativa.