Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), voltou a criticar a indústria de criptomoedas nesta quinta-feira (27). Em conversa com a Bloomberg, Gensler afirmou que embora existam pessoas de boa-fé no setor, elas parecem ser a minoria.
Além de processar diversas corretoras e até mesmo projetos de criptomoedas nos últimos anos, a SEC também é a agência responsável pela aprovação ou rejeição dos pedidos de ETF nos EUA.
Desde 2013, a Comissão não aprovou nenhum ETF de Bitcoin à vista. No entanto, Gensler não foi o único responsável por isso. Antes dele, Mary Jo White e Jay Clayton passaram pela cadeira presidencial.
Presidente da SEC critica indústria de criptomoedas
Para Gary Gensler, embora existam boas pessoas na indústria de criptomoedas, elas são poucas. Em conversa com a Bloomberg, o presidente da SEC foi áspero em suas declarações.
“Os investidores não estão recebendo uma divulgação completa, justa e verdadeira de que as plataformas, os intermediários, estão fazendo coisas que nunca permitiríamos”, comentou Gensler, notando que a situação está fora de seu controle.
“Este é um campo repleto de fraudes, repleto de vendedores ambulantes. E também existem atores de boa-fé, mas muitos não são.”
Gensler também comparou os mercados de criptomoedas e de ações, notando que a NYSE e a Nasdaq não negociam contra seus clientes e que não misturam os fundos de seus usuários. A última parte é, provavelmente, uma indireta à corretora Binance, acusada de manter saldos de perações distintas em uma mesma carteira.
Em outro trecho, Gensler também destaca que a SEC não está pronta para controlar o setor de criptomoedas. Novamente, o presidente da SEC. “Atualmente [as corretoras] não são necessariamente compatíveis com essas proteções testadas pelo tempo contra fraude e manipulação”, concluiu.
Por fim, suas declarações podem dar uma pista sobre o pensamento da Comissão sobre os novos pedidos de ETF de Bitcoin à vista, incluindo da BlackRock. No entanto, o Bitcoin não apresentou queda após as falas de Gensler, ainda estático na casa dos US$ 29.400.
Presidente da SEC também falou sobre caso da Ripple
Há duas semanas, a SEC perdeu um processo contra a criptomoeda Ripple (XRP) após uma longa batalha nos tribunais americanos. Na data, tanto a XRP quanto outras criptomoedas dispararam.
Questionado se a SEC apelará à decisão, Gensler classificou a pergunta como “excelente”, mas preferiu não dar uma resposta, mas fez novas declarações generalizadas.
“As leis mobiliárias são claras”, disse Gensler sobre criptomoedas em geral. “Se o público estiver investindo em seu produto porque estão antecipando lucros baseados nos esforços do projeto ou seus empreendedores…”
Por fim, a Comissão ainda parece contrária tanto às criptomoedas quanto às corretoras que permitem a negociação das mesmas, e há pouca chance disso mudar em um futuro próximo.