Gary Gensler, presidente da SEC, participou de um evento na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York em Manhattan nesta quarta-feira (9), onde falou sobre Bitcoin e criptomoedas. Suas falas foram registradas pelo CoinDesk.
Conhecido por ser um carrasco do mercado devido à pressão regulatória de sua agência, Gensler se mostrou orgulhoso de seu trabalho. Como exemplo, citou novamente que o setor de criptomoedas está cheio de golpistas e vigaristas.
No entanto, o destaque fica para seus comentários de que o Bitcoin e outras criptomoedas nunca serão moedas.
Gary Gensler ataca Bitcoin novamente
Embora tenha aprovado os ETFs de Bitcoin e Ethereum em 2024, Gary Gensler, presidente da SEC, continua cético em relação ao futuro dessas criptomoedas. Isso porque, na sua visão, elas não cumprem os três requisitos para um ativo ser uma moeda.
“Você quer uma unidade monetária porque ela é uma reserva de valor, um meio de troca, uma unidade de conta. Tudo isso possui enormes economias de rede. Portanto, é improvável que essas coisas venham a ser uma moeda. Elas terão que demonstrar seu valor por meio de divulgação, por meio do uso… Da mesma forma que você escolhe entre os milhares de títulos listados na bolsa de valores.”
No caso do Bitcoin, ele já é visto como uma reserva de valor. No entanto, ainda é pouco aceito em comércios e dificilmente usado para precificar outros produtos e serviços.
Indo mais a fundo, Gensler disse ter ensinado essas coisas durante sua passagem no MIT e que esses debates remontam a Platão e Aristóteles.
“São 3.000 anos de história. Centenas de grandes nações, milhares de estados-nação, tendemos a ter uma moeda por estado econômico geográfico. E geralmente nem temos bimetalismo”, comentou Gensler.
Apesar do exemplo citado por Gensler, vale notar que El Salvador está indo contra essa tendência, tendo tanto o dólar americano quanto o Bitcoin como moedas legais. No entanto, a adoção do Bitcoin como meio de troca ainda não é tão popular no país.
Mercado está cheio de golpistas, diz presidente da SEC
A SEC processou diversos players da indústria nos últimos anos, desde líderes de pirâmide até corretoras líderes, um posicionamento que divide opiniões. De qualquer forma, Gary Gensler disse estar orgulhoso de seu trabalho.
“Sem um policial de plantão, todas as nossas leis serão cumpridas? É algo sobre a natureza humana. Nas finanças, jogamos perto da linha”, disse Gensler “Às vezes, precisamos tomar medidas coercitivas para trazer as pessoas de volta ao lado certo da linha.”
“Muitos golpistas, muitos vigaristas, muitos golpes. Com todo o respeito, os principais nomes desse setor estão ou na prisão, ou aguardando extradição neste momento.”
Devido a esse posicionamento, Donald Trump prometeu demitir Gensler em seu primeiro dia de mandato caso vença as eleições presidenciais de novembro.