O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, Gary Gensler, disse em uma audiência nesta terça-feira (05) que a SEC não seguirá o exemplo da China e banir as criptomoedas.
Gensler disse também que o foco do governo é garantir que a indústria cumpra as regras de proteção ao investidor, regulamentos anti-lavagem de dinheiro e leis tributárias.
Gensler fez o comentário quando respondia a uma pergunta durante uma audiência na Câmara, depois que um legislador republicano perguntou se uma proibição semelhante à da China estava sendo considerada.
“Quando se trata de regulamentar criptomoedas, as abordagens adotadas pelos EUA e pela China são ‘realmente muito diferentes'”, disse Gensler.
Ele acrescentou que a SEC está simplesmente tentando trazer as criptomoedas “para a área de proteção ao investidor” da SEC.
Estados Unidos
A recente decisão da China de proibir transações de criptomoedas gerou muitas discussões sobre se uma política semelhante poderia ser implementada nos EUA.
A fala do presidente da SEC sobre não banir as criptomoedas está alinhada com a declaração do presidente do Banco Central dos EUA.
Na semana passada, o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, abordou diretamente a questão, declarando que “não tem intenção” de banir as criptomoedas, embora as stablecoins possam ser regulamentadas.
“Nossa abordagem é realmente muito diferente”, disse Gensler. Ele acrescentou que qualquer proibição provavelmente teria que partir do Congresso dos EUA.
Ao ser perguntado sobre a regulação das criptomoedas, Gensler reiterou sua posição de que as corretoras precisam se registrar na SEC, e acrescentou que as exchanges descentralizadas (DEXs) também estão sujeitas aos regulamentos.
“Mesmo em plataformas descentralizadas – as chamadas plataformas DeFi – existe um protocolo centralizado. E embora eles não tomem a custódia da mesma forma (como as corretoras centralizadas), acho que esses são os lugares onde podemos obter o máximo de políticas públicas.”
Bitcoin
A fala de Gensler é apenas a última notícia boa que pode impulsionar o bitcoin ainda mais, assim como os comentários do presidente do Fed na semana passada.
As proibições das criptomoedas devem ser entendidas à luz do fato de que a maioria dos governos só são capazes de proibir as empresas de trabalhar com criptomoedas. A rede distribuída do Bitcoin permite transações ponto a ponto, independentemente da política governamental.