Presidente do Banco Central Europeu ataca bitcoin: “não cumpre funções do dinheiro”

Independentemente do que um banqueiro diga, é improvável que afete o bitcoin de alguma forma.

Siga no
Christine-Lagarde-Bitcoin
Imagem: Wikimedia

Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) voltou a falar do bitcoin, desta vez ela criticou a moeda digital em um extenso artigo publicado na L’ENA hors les murs, uma revista que treina funcionários públicos da França. Christine afirmou que o bitcoin “não cumpre todas as funções do dinheiro”.

No artigo ela elogia o futuro euro digital que, em suas palavras, será “importante” pois complementará o dinheiro, poderá tornar a moeda nacional resistente aos desafios do futuro e até rivalizar com as criptomoedas. Ela disse também que o euro digital pode fomentar a criação de novos empregos.

“Um euro digital também seria um emblema do processo em curso da união europeia e, em última análise, ajudaria a unificar as economias digitais da Europa”

Ao falar de bitcoin e criptomoedas o tom do texto muda, ela afirma que “criptoativos apresentam riscos”, apesar de reconhecer que o bitcoin resolveu o problema de “gasto duplo”, processo em que as transações na rede precisam ser validadas por nós.

Falando dos riscos ela enfatiza que o principal está “em confiar puramente na tecnologia e no conceito falho de não haver nenhum emissor ou organização identificável”. De acordo com Lagarde, é por isso que criptomoedas como o bitcoin são “altamente voláteis, ilíquidas e especulativas e, portanto, não cumprem todas as funções do dinheiro”.

Stablecoins ​​não são melhores

Ela também falou das moedas digitais estáveis (stablecoins), segundo ela, moeda digitais como Tether ou a Libra do Facebook “representam sérios riscos”.

“Se amplamente adotadas, elas podem ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária”.

Ela acredita que devido à natureza privada desses ativos digitais, os bancos centrais, como o BCE, não seriam capazes de determinar uma política monetária de um país.

Os comentários de Christine chegam em um momento em que o bitcoin rompe seu valor histórico e é negociado por preços nunca vistos antes. Ao mesmo tempo o mercado está completamente otimista e, independentemente do que um banqueiro diga, é improvável que afete o bitcoin de alguma forma.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias