Durante participação em um encontro Capitólio, onde fez suas observações sobre a política monetária americana e o estado da economia, Jerome Powell, presidente do Fed, prometeu não criar uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla inglesa).
Outro ponto de interesse para os investidores foram suas falas sobre a taxa de juros. Segundo Powell, o Banco Central americano não está com pressa para voltar com os cortes, notando que isso poderia gerar um descontrole na inflação do dólar.
Na última reunião do Fed, no dia 29 de janeiro, Powell falou até mesmo sobre Bitcoin, destacando que bancos estão livres para trabalhar com criptomoedas e atender clientes dessa indústria.
Jerome Powell diz que não criará ‘dólar digital’ nos EUA
Devido à digitalização do dinheiro e a globalização da economia, hoje muitos bancos centrais estão correndo para criar suas próprias moedas digitais. No entanto, muitos americanos são contra a criação de um dólar digital.
“Algo que me preocupa muito é a ideia de parecermos com a China de alguma forma. Então, posso contar com seu compromisso de que, enquanto você for o presidente do Federal Reserve, nunca teremos uma moeda digital de banco central [CBDC]?”, questionou o senador Bernie Moreno.
“Sim”, respondeu Powell, sem adicionar comentários.
JUST IN: 🇺🇸 Fed Chair Powell commits to never creating a central bank digital currency (CBDC). pic.twitter.com/sGkf9oK7qT
— Bitcoin Magazine (@BitcoinMagazine) February 11, 2025
Além das preocupações com a privacidade do indivíduo, o próprio BC americano já publicou um extenso relatório sobre os riscos e benefícios de uma CBDC.
Um dos pontos mencionados é a liquidez do sistema bancário, que poderia entrar em choque caso a população trocasse seus dólares por esse dólar digital, bem como riscos relacionados à segurança cibernética.
De qualquer forma, a nova política pró-criptomoedas de Trump pode fazer com que o uso de dólar cresça dentro e fora dos EUA via stablecoins criadas por empresas privadas.
No Brasil, a deputada federal Júlia Zanatta lança abaixo-assinado contra o Drex, CBDC brasileira, nesta segunda-feira (10).
Presidente do Fed também falou sobre cortes na taxa de juros
Outro assunto abordado por Powell foi a política monetária dos EUA. Segundo suas falas, o Fed não pretende realizar um corte nos juros na próxima reunião marcada para o dia 19 de março.
“Com nossa postura de política agora significativamente menos restritiva do que havia sido e com a economia permanecendo forte, não precisamos ter pressa em ajustar nossa postura de política.”
“Sabemos que reduzir o aperto da política muito rápido ou em excesso poderia prejudicar o progresso na inflação”, continuou Powell. “Ao mesmo tempo, reduzir o aperto da política muito lentamente ou de forma insuficiente poderia enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego.”
Segundo os últimos dados publicados pelo BLS, referentes ao mês de dezembro, a inflação nos EUA está em 2,9%, ainda longe da meta de 2% do banco central americano.
Segundo a Ferramenta CME FedWatch, é possível que o Fed faça apenas um único corte nos juros em 2025, com 20% de chance de que nenhuma mudança seja feita. Embora tal comportamento pudesse pressionar o mercado, tanto investimentos em ações quanto ouro e Bitcoin apresentam ótimos retornos no ano.