Presidente do FED diz que Dogecoin reflete ‘espuma’ no mercado

O termo Espuma, do inglês Froth, é uma expressão no mercado financeiro que significa um período de sobrevalorização.

O presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, recentemente participou de uma conferência onde respondeu perguntas sobre a visão do FED sobre a atual crise financeira causada pela pandemia e sobre as decisões do governo. Uma das opiniões do presidente do banco central mais importante do mundo é que situações como a da Dogecoin e da GameStop refletem uma ‘espuma’ no mercado – referência a bolhas financeiras.

Durante a conferência Powell foi questionado por Brian Cheung, repórter do Yahoo Finance, sobre a estabilidade do mercado financeiro. Para Cheung, esses casos levantam diferentes preocupações sobre o mercado e sobre a segurança de ações.

“Muitas pessoas apenas olham para o preço de ativos e olham apenas olham para algumas coisas que estão acontecendo no mercado de ações. E eu acho que essas coisas refletem uma espuma no mercado de ações.”, respondeu Powell.

O termo Espuma, do inglês Froth, é uma expressão no mercado financeiro que significa um período de sobrevalorização. Isso quer dizer que ações e ativos estão valendo muito mais do que o seu valor intrínseco, com os investidores apostando em retorno rápido e esquecendo dos fundamentos do mercado.

Vale ressaltar que, durante a resposta, ele não citou diretamente o caso da Dogecoin ou da GameStop, mas foi a forma que ele respondeu à pergunta que citava os dois casos. Sendo assim, a resposta pode ser considerada ligada tanto a criptomoeda quanto às ações da Gamestop.

“Eu acredito que devemos tentar nos manter em uma base, assim nós podemos falar sobre e sermos responsáveis por isso.”

Ou seja, para Powell, o mercado de ações está passando por um momento em que os fundamentos estão sendo deixados de lado, com investidores olhando apenas para os ganhos de certos ativos, que muitas vezes são manipulados.

Ativos em alta são resultado da recuperação financeira

Durante a mesma conferência, Powell negou que a flexibilização quantitativa é responsável pela ‘espuma’ que está no mercado. Na verdade, para ele o aumento recente no mercado de ações e em diferentes ativos é resultado direto de uma economia em recuperação após a crise da pandemia, além de uma campanha de vacinação de sucesso nos EUA.

Curiosamente, essa é uma opinião compartilhada por Gary Shilling, o “Profeta de Wall Street”, que recentemente também falou que estamos por um momento de espuma que logo se transformará em uma bolha. 

Além disso, Powell também falou sobre a possibilidade de moedas digitais de bancos centrais (CBDC).

O presidente da FED acredita que logo veremos algumas dessas moedas ao redor do mundo, mas, no entanto, não está tão preocupado com isso.

“As moedas de banco central agora são possíveis e nós vamos ver algumas delas ao redor do mundo. Mas eu não estou preocupado com outro país ter uma moeda digital primeiro.”

Confira a entrevista completa de Powell (em inglês):

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias