O projeto Paratii.Video anunciou que iria fazer uma nova plataforma de vídeos descentralizados e com a possibilidade de tokens, mas a realidade atual pode não ser bem essa.
A Paratii.Video veio a público no último dia 30/08/2018 para anunciar “O fim de um ciclo para a Paratii”.
O projeto iria funcionar utilizando a Blockchain da Ethereum e o protocolo IPFS, teria também um Token nativo, PTI, para transações e recompensas da plataforma.
A descentralização do projeto se daria para criadores de conteúdo em formatos de vídeos, do qual é um mercado com grandes monopólios como o Youtube e Facebook. Anúncios na plataforma seriam realizados por anunciantes, mas pagos a audiência pelo seu tempo e para os produtores de conteúdo.
A Paratii.video estava planejando uma oferta inicial de moedas “ICO” que em breve iria captar recursos para alavancar o projeto. De acordo com um comunicado oficial de um dos fundadores, não irá mais.
O anúncio feito pelo co-fundador do projeto, Felipe Santana, em um post no medium onde ele explica para todos o motivo dos problemas enfrentados pela plataforma e o porque não irão prosseguir para as próximas etapas com a mesma intensidade.
De acordo com Felipe, “A Paratii deixa de existir como um negócio e um produto suportado por um token. Ela continua existindo como um projeto open source e uma rede de colaboradores espontâneos. Não houve hack. Não houve drama legal. Nem disputa entre egos.”
O projeto conseguiu recursos para iniciar as operações mas durante o tempo que trabalharam não conseguiram criar uma plataforma da maneira desejada, com a escalabilidade que era necessária, e por isto não vão mais a público captar recursos.
No telegram oficial, Felipe ainda disse:
“Querida comunidade, temos uma notícia dura a comunicar. A Paratii como a conhecemos chega ao fim de um ciclo. Depois de muito debate interno e suor, tomamos a decisão de não colocar nenhum token no mercado, repensar nosso plano de investimentos, produto, e rumo. Tivemos a sorte de ter o apoio de pessoas incríveis ao longo da jornada, trabalhar com times que sempre servirão de inspiração, e nutrir uma comunidade que vale muito. Somos gratos por cada pingo de engajamento, e voltaremos nos próximos dias com notícias mais positivas, dando o nosso melhor pra não desapontar ninguém. Temos alguns compromissos legais que estamos ansiosos a compartilhar, também. Mais contexto: https://medium.com/paratii/o-fim-de-um-ciclo-para-a-paratii-8b06c4f13201
Seguimos aqui ou em privado para responder quaisquer perguntas.”.
Com isso fica claro que o projeto não foi totalmente a lona, e mostrou que a equipe irá se reestruturar para cumprir os compromissos legais e que irão continuar trabalhando, mas sem a mesma intensidade de antes.
A Parati, em nossa opinião, é um dos projetos brasileiros mais geniais e promissores construídos sob a tecnologia blockchain, esperamos que o projeto continue com a comunidade open source.
Deixe nos comentários a sua opinião sobre o tema.