Introdução ao Protocolo IPFS: Dados Distribuídos

-

Siga no

O protocolo IPFS significa Sistema de Arquivos Interplanetários, um protocolo criado para funcionar de forma peer-to-peer, e que já é utilizado em vários projetos, como por exemplo Paratii.Video que é brasileiro.

O que é o Protocolo IPFS?

O protocolo IPFS foi criado para utilizar a web de uma forma mais aberta e descentralizada, de forma P2P que é semelhante ao Bitcoin e várias criptomoedas.

Com o servidor HTTP, o modelo é centralizado. Já com o IPFS é distribuído, ou seja, descentralizado.

O IPFS é open-source e trabalha com várias linguagens Mainstream em seu desenvolvimento. A linguagem de implementação referência é GO, mas também são utilizadas Python, JavaScript e C.

Como a característica deste protocolo é ser distribuída e P2P, aplicações que o utilizam dificilmente estão suscetíveis a ameças como DDOs por exemplo, algo que a rede Bitcoin é segura também.

Com o protocolo IPFS, métodos de censura dificilmente são bem sucedidos. Um outro ponto é que erros 404 de aplicações são incomuns nesse ambiente.

dApps e IPFS

Com a criação de várias blockchains que visam a decentralização, como a Ethereum, Lisk, NEO, Cardano e várias outras mais, o IPFS passa a ter um auxílio enorme na criação de dApps.

Para a rede Ethereum vários aplicativos descentralizados estão sendo construídos, inclusive já há no mercado algumas iniciativas que fazem a certificação do conteúdo na blockchain.

Um exemplo é a criação do projeto brasileiro Paratii.Video, que irá criar um ambiente de vídeos semelhante ao YouTube mas de forma descentralizada, e usará a rede Ethereum e IPFS para isso.

Outra rede que utiliza esse protocolo para criação de dApps para guardar arquivos de forma descentralizado é o FileCoin, que utiliza o protocolo também.

[quads id=3]

Tecnologia IPFS

O mundo está mudando a sua concepção de liberdade e descentralização, e com isso protocolos cypherpunks vêm ao auxílio da população global.

Estamos acostumados a ver aplicações centralizadas e descentralizadas, mas a Blockchain e o Protocolo IPFS também, funcionam de forma distribuída.

Porém desde a Era dos Torrents e várias outras aplicações mais, estamos nos adaptando ao mundo distribuído na rede.

Com a tecnologia IPFS surge no cenário algo revolucionário para a descentralização, que pode ser utilizado junto a blockchains inclusive.

Com isso, temos que arquivos são permanentes e imutáveis, além de ficar com baixo risco de estarem indisponíveis a qualquer momento, semelhante a tecnologia das criptomoedas e Bitcoin.

Não foi feita nenhuma indicação de compra ou venda de criptoativos acima, somente foi explorado a tecnologia e seu potencial, estude bastante antes de realizar qualquer investimento.
Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://livecoins.com.br
Entusiasta e estudante de Bitcoin, graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin nos EUA

Kanye West é fã do Bitcoin, novo candidato a eleição dos EUA

Um fã do Bitcoin, Kanye West se declarou como novo candidato a eleição presidencial dos EUA que acontece nos próximos meses. O rapper, conhecido...
Desenvolvedor blockchain

Gigante empresa contratando desenvolvedor blockchain

Uma gigante empresa de tecnologia, que presta serviço para o Google, Rolls-Royce, Pinterest, Ernst & Young (EY), SiriusXM, Motorola e ViacomCBS está com uma...
Corretora de criptomoedas e Bitcoin Binance

Binance venceu disputa no Brasil e consegue sua marca

A corretora de criptomoedas Binance anunciou a chegada ao Brasil há poucos meses e já teve problemas. Ao tentar o registro no INPI, se...