O provedor de e-mail ProtonMail anunciou ontem (16) no Twitter, por meio da sua conta oficial, que vem guardando (hodl) os seus bitcoins. A empresa aceita bitcoin como forma de pagamento ou doação desde 2014, e diz que não vende nenhum há muitos anos.
“Acabei de pagar meu boleto do @ProtonMail com #bitcoin, estou me sentindo seguro e culpado do HOLD ao mesmo tempo”, um usuário escreveu. “Não se preocupe, faremos HODL pra você (na verdade, não vendemos nossos bitcoins não há anos)”, replicou o ProtonMail, no twitter.
A empresa, especializada em privacidade e criptografia, sendo uma referência no mundo quando se fala em segurança e privacidade de correio eletrônico, está investindo em bitcoin.
Bitcoin e o ProtonMail
O Bitcoin foi uma importante forma de pagamento para o ProtonMail em 2014, quando a empresa lançou um crowdfunding e teve sua conta do PayPal subtamente congelada.
O PayPal simplesmente congelou a conta do crowdfunding, que continha 270 mil dólares, até que “perguntas” fossem “respondidas”. Nesse momento o Bitcoin já mostrava porque é uma forma melhor de pagamento, totalmente aberto e sem nenhum tipo de censura.Posteriormente o PayPal respondeu que foi um “problema técnico” e liberou o uso da conta.Nesse momento que o ProtonMail começou a aceitar bitcoin como forma de pagamentos, e está até hoje em Hodl. Com certeza aceitar bitcoins foi muito vantajoso para empresa, ainda mais com a valorização.
O que é o ProtonMail
ProtonMail é um provedor de e-mail que busca entregar o máximo de segurança e privacidade para os usuários. É provavelmente o melhor servidor de e-mail da atualidade em termos segurança e privacidade.
É um provedor de correio eletrônico no qual todos os servidores estão localizados na Suiça, um país onde os usuários são protegidos por leis de privacidade rigorosas. Além disso, todo código é aberto. O sistema todo é protegido por criptografia ponta-a-ponta, e nem mesmo o ProtonMail pode ler os e-mails.
Possui planos gratuitos, com até 500Mb de armazenamento, e planos pagos. Muitas pessoas podem achar maluquice pagar para ter um e-mail. Contudo, é importante pensar que todo provedor de e-mail é pago, e quando você usa um serviço gratuito você está pagando com seus dados pessoais que são coletados e posteriormente vendidos.
O projeto do ProtonMail começou já bastante promissor, tornando-se um grande provedor de e-mail. Só no seu crowdfunding, em 2014, recebeu $500.000 dólares e conta com milhões de novos usuários todo o ano. Certamente um projeto interessante conhecer.