Um recente estudo realizado pela empresa Comscore mediu os impactos dos termos metaverso, NFTs e criptomoedas em publicações de redes sociais, identificando quais as publicações registraram maior alcance entre 2022 e 2023.
Todos os temas ganham destaque no Brasil nos últimos anos, principalmente após 2021, quando mais investidores tomaram conhecimento da existência da chamada economia digital, impulsionada pela Web 3.0.
Assim, soluções com registros em blockchain ganharam a atenção com vários públicos de diversas empresas e produtores de conhecimento, mostrando que os temas vieram para ficar.
Metaverso da Boca Rosa é um sucesso
De acordo com as medidas realizadas pela Comscore, o termo metaverso ganhou a atenção de muitos consumidores brasileiros.
E publicações ligadas a influencer Boca Rosa, a empresária Bianca Andrade da Silva, com o tema metaverso, chamaram atenção de brasileiras. Em uma de suas publicações em setembro de 2022, por exemplo, ela ganhou mais de 40 mil curtidas.
Outra marca de sucesso a engajar com o tema metaverso no Instagram é a Risqué, que pertence a gigante de cosméticos francesa Coty, dona das marcas Bozzano e Monange também.
Ou seja, quando o metaverso engaja com o público feminino, segundo dados da Comscore, as publicidades ganham muito destaque em redes sociais.
NFTs do Porta dos Fundos? Rock in Rio também se destacou
Fazendo piada com o termo NFT, o Porta dos Fundos é outra marca que se destacou ao publicar sobre o assunto em suas redes sociais. Em um vídeo com Antonio Tabet, intitulado “Eles só pensam nisso“, um pai recomenda a filha que os meninos só pensam em jogar LOL e que ela deve tomar cuidados.
Já o Rock In Rio 2022, que pela primeira vez em sua história deu acesso a uma coleção memorável aos fãs com NFTs, também acabou entrando entre os destaques para o termo até fevereiro de 2023.
Utilizando o Facebook, a Continental Pneus Brasil, que deu um NFT para Thiago Maia, do Flamengo, na final da Copa do Brasil, também recebeu grande engajamento.
Criptomoedas e futebol dá destaque ao Grêmio
Em mais um dos eixos de tendências de altas para conteúdos no Facebook, Instagram e Twitter, a aliança dos termos criptomoedas e futebol chamou atenção.
Em pelo menos duas publicações destaque, o Grêmio ganhou muita atenção de seus torcedores. Na segunda posição, o São Paulo Futebol Clube também conseguiu atrair a atenção ao mencionar as criptomoedas.
Os dados da Comscore, empresa que monitora o comportamento dos usuários na internet, mostram que os termos relacionados a criptomoedas e Web3 chamam atenção entre públicos distintos.
O levantamento analisou mais de 7 milhões de ações por internautas entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023.