“Quem não ama a Binance pode pedir demissão”, disse Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, em uma carta vazada por fontes internas da empresa após a CVM dos EUA iniciar um processo contra a plataforma.
De acordo com CZ, ele não costuma investigar as conversas de seus próprios funcionários, mas os reguladores costumam pedir os diálogos como evidência. Para o empresário, contudo, é muito ruim ver vazar informações de funcionários que falavam mal da própria empresa que trabalhavam.
Um diálogo há cinco anos entre dois funcionários, por exemplo, deixava claro que eles não acreditavam no BNB como uma moeda, e que eventualmente ela teria problema com autoridades dos EUA.
Na carta, CZ pede que as pessoas evitem conversar no chat interno sobre assuntos delicados ou comprometedores.
Leia a carta vazada
O jornalista Colin Wu teve acesso a uma carta interna do CEO da Binance para todos os funcionários, a que o Livecoins traduziu para entender do que se tratava.
No início, CZ pede que os funcionários se atentem a mensagens vazadas do chat interno da Binance, onde vários colaboradores atacam a própria corretora que trabalham. Nas mensagens são tratados vários assuntos, como fraudes na plataforma, falhas de segurança, entre outros fatores.
O perfil no Twitter de Adam Cochran vazou vários diálogos de conversas entre funcionários, no último dia 7 de junho. As mensagens são citadas na carta de CZ, que alegou que tais detalhes não podem vazar publicamente para reguladores, visto que prejudicam a imagem da empresa perante o público.
1/15
Evidence from SEC case against Binance including internal chat logs, first between Sam Lin (former compliance lead at Binance) and Alivn (previously head of BD)
First is their convo about equity bonuses where Sam talks about risks of holding BNB pic.twitter.com/96IfwJEUOT
— Adam Cochran (adamscochran.eth) (@adamscochran) June 7, 2023
De acordo com CZ, os próximos meses devem ser de intenso debate com autoridades e o jurídico da Binance já está cuidando de tudo.
No entanto, ele pede na carta que apenas funcionários que amam a Binance e são leiais a empresa que permaneçam trabalhando, visto que agora o momento é de extrema tensão.
Publicamente, CZ não confirmou a autoria da carta e evitou falar sobre o assunto, não estando claro se o documento é de fato original e enviado por ele a seus funcionários.
“Muito FUD no mercado”, diz CEO da Binance
Medo, pânico e incerteza, são representados pela sigla em inglês de FUD, que ocorre quando investidores passam por momentos de tensão.
E para o CEO da Binance, o atual momento vivido pela empresa comprovam que há muito FUD no mercado. Nos últimos dias, fontes indicaram que CZ chegou a trocar tiros com autoridades, portando uma AK47, e que ele havia acabado preso.
Mas o empresário tem buscado contornar as falsas informações com uma maior presença no Twitter, onde desmente publicações e tenta esclarecer que está tudo bem com a Binance. Enquanto isso, sua empresa segue sob pressão e tomando medidas para prevenir maiores problemas.