Um estudo realizado pela Tenable afirma que ao menos 50 milhões de reais em criptomoedas foram roubados através de golpes envolvendo lives falsas no YouTube. As três moedas mais utilizados nos golpes foram Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), e Shiba Inu (SHIB).
Este tipo de golpe é antigo e acontece em todas redes sociais. Os golpistas utilizam tanto o nome da empresa ou pessoa para, com a sua credibilidade, fazer com que os usuários enviem fundos para eles. Como transações com criptomoedas são irreversíveis, este dinheiro é perdido.
Apesar disso, boas práticas podem lhe ajudar a não cair nestes golpes. Primeiramente, é importante notar que ninguém vai lhe devolver o dobro do dinheiro que você enviar, isso é o básico. Outros detalhes, como conta verificada, também podem lhe ajudar a não cair em golpes, isso também vale para fake news.
Como o golpe funciona
Segundo relatório da Tenable, os golpistas utilizam vídeos reais de pessoas famosas, como Elon Musk, CEO da Tesla, Vitalik Buterin, criador do Ethereum, e Michael Saylor, CEO da MicroStrategy e defensor do Bitcoin.
Além disso eles incorporam novos elementos ao vídeo, como tweets falsos e links para sites externos, onde o golpe acontece. Também há um espaço reservado para as regras deste investimento que promete dobrar seu dinheiro, claramente um golpe.
Abaixo estão o modelo utilizado, bem como dois exemplos de lives falsas, cujo objetivo é roubar o dinheiro das pessoas. Repare que os canais possuem vários inscritos e os vídeos também já ganharam vários likes.
Ao rastrear as carteiras dos golpistas, a Tenable descobriu que o golpe já conseguiu roubas pelo menos 50 milhões de reais em criptomoedas no último mês. Montante dominado por BTC, que corresponde a 46 milhões de reais.
Como se proteger destes golpes
Primeiramente, ninguém vai lhe dar dinheiro. Então ter bom senso e saber que ninguém vai lhe devolver o dobro do que você enviar já é um ótimo começo.
Além disso, grandes canais como o da Tesla possuem o símbolo de verificado, justamente para evitar estes golpes. Você também pode conferir este detalhe em outras redes sociais como Twitter e Instagram.
Por fim, é importante que você denuncie estas tentativas de golpe caso encontre alguma. Desta forma você consegue ajudar outros usuários que não tem conhecimento sobre este tipo de golpe, já que as plataformas removerão o conteúdo rapidamente.