Após sofrer um golpe de uma empresa que prometia lucros fáceis com criptomoedas, o humorista Rafael Portugal disse que sua vida segue, ainda que seja triste perder seu suado dinheiro.
Rafael Portugal e sua esposa foram vítimas do faraó dos bitcoins, Glaidson Acácio dos Santos, acusado de cometer crime contra milhares de investidores do Brasil e outros países.
Para atuar no mercado, o faraó dos bitcoins prometia 10% ao mês para investidores, sem a possibilidade de sacar valores antes do fim do contrato celebrado, que normalmente era de um ano. Isso permitia uma captação contínua sem escoamento do dinheiro, fazendo a pirâmide durar mais tempo que o comum em relação a outros modelos similares de fraude.
Vários artistas também acreditaram nas promessas e acabaram perdendo dinheiro. A Operação Kryptos da Polícia Federal foi a responsável por encerrar o esquema, que segue sob investigação até hoje.
“Vida que segue, importante é ter saúde”, diz Rafael Portugal após ser vítima de golpe com criptomoedas
Prestes a lançar um filme de comédia com base em sua vida, Rafael Portugal conversou com a jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, onde explorou detalhes de sua carreira.
Hoje assistente do Domingão do Huck, conta com participações no Porta dos Fundos e um programa do Comedy Central.
Durante algum tempo no seu passado, ele lembrou que distribuía panfletos no Rio de Janeiro, além de uma experiência como repositor de mercado. A dura realidade ainda é valorizada pelo humorista, que ajuda muitas pessoas com parte do dinheiro que ganha.
Rafael Portugal ainda se lembra do golpe com criptomoedas que sofreu, quando perdeu R$ 1,2 milhão na empresa GAS Consultoria, do faraó dos bitcoins. Segundo ele, a maior parte do dinheiro perdido era para continuar ajudando outras pessoas, mas isso não impediu que ele continuasse seu trabalho.
Segundo o humorista, existe um processo na justiça, mas ele segue trabalhando e recebendo pelos projetos em que atua, o que ajuda a manter a ajuda que dá para outras pessoas.
Mesmo com a delicada situação, Rafael entende que é difícil para muitas pessoas que perderam dinheiro no golpe e tiveram suas vidas impactadas pelo esquema.
Sobre o futuro, Rafael disse que o “importante é ter saúde”, que a vida segue e ele continua trabalhando para reverter o prejuízo.
Processos contra faraó dos bitcoins na justiça
Sem honrar os pagamentos desde que foi preso pela PF, o faraó dos bitcoins segue investigado pelo esquema com a imagem das criptomoedas.
Com isso, muitos ex-clientes além de Rafael Portugal movem processos com a esperança de um dia reaver pelo menos parte do que perderam.
Para evitar cair em pirâmides financeiras, é importante duvidar de empresas que prometem ganhos rápidos e com valores fixos.