Ray Dalio pede que investidores comprem bitcoin e ouro e evitem ativos de dívidas

De acordo com Dalio, os níveis de dívidas dos países aumentaram a um patamar sem precedentes, o que lhe preocupa quanto a incapacidade de honrar os pagamentos futuros.

O megainvestidor Ray Dalio, ex-CEO da Bridgewater Associates, participou de um painel nos últimos dias e reforçou o pedido para que investidores comprem bitcoin e ouro como proteção para os próximos anos.

De acordo com ele, a única forma verdadeira de proteção de patrimônio para os próximos anos será via “dinheiro forte”. Ou seja, ele mostrou uma total desconfiança com o dinheiro emitido pelos bancos centrais, as chamadas moedas fiduciárias.

Vale o destaque que para financiar suas atividades, muitos governos emitem dívidas públicas para captar dinheiro no mercado. No Brasil, por exemplo, o Tesouro Nacional é o responsável pela emissão de dívidas, por meio de produtos de renda fixa conhecidos como Tesouro Direto.

“Dinheiro fiduciário vai morrer com dívidas de países, compre bitcoin e ouro”, diz Ray Dalio

De acordo com informações divulgadas pelo South China Morning Post (SCMP), Ray Dalio palestrou no Abu Dhabi Finance Week 2024, na última terça-feira (10).

Em sua fala, ele declarou que os países enfrentam crises crescentes que podem levar a uma inadimplência no pagamento de dívidas públicas. Ou seja, para Dalio, os investidores devem evitar investir em produtos atrelados a dívidas públicas, procurando dinheiro forte como bitcoin e ouro.

Ao abordar o tema do possível colapso financeiro, Ray declarou que grandes potências econômicas enfrentam problemas crescentes com suas dívidas. Entre eles, os EUA e a China, exceto a Alemanha, têm enfrentado o problema de uma forma que a dívida pode se tornar impagável.

Para dar uma visão de seu pensamento, ele pediu que os investidores evitem ter atenção nas manchetes diárias. Contudo, eles devem prestar atenção aos detalhes que circulam o mercado financeiro.

Dizendo existir cinco grandes forças, Dalio pede atenção ao “dinheiro, economia e dívidas“, políticas internas dos países, geopolítica, desastres naturais e novas tecnologias.

“Ordem Mundial está mudando com conflitos entre países”, disse bilionário

Em uma publicação em sua conta no X, onde reúne mais de 1 milhão de seguidores, Dalio ainda fez uma forte declaração sobre o atual momento geopolítico mundial. De acordo com ele, a “ordem mundial” está atravessando mudanças.

Assim, os investidores devem começar a analisar friamente os movimentos do mercado, para navegar com maior segurança pelo transtorno causado, principalmente, por conflitos entre países.

Para ajudar os seus seguidores a compreenderem a sua visão, ele recomendou ainda a leitura de um livro de sua autoria, além de um vídeo que compartilhou em sua conta.

“Peço que você entenda como e por que a ordem mundial está mudando para que você possa navegar bem por ela.

Se você está observando o que está acontecendo, agora está vendo mais lutas dentro dos países, mais lutas entre países e mais excessos de dívida do que em qualquer outro momento desde o período de 1930-45. Os EUA, França, Japão, Alemanha, Reino Unido, Coreia, Japão, China, Rússia, Oriente Médio e muitos outros estão atormentados por esses problemas, e eles estão se espalhando.

Para entender por que e para onde provavelmente estamos indo, peço que você assista a este vídeo de 40 minutos no link da minha biografia ou leia meu livro Principles for Dealing with the Changing World Order. Então podemos trocar ideias sobre o que está acontecendo aqui nas redes sociais.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias