O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, falou nesta quarta-feira (24) que a chave do PIX – sistema de pagamentos digitais criado pelo BC – pode ser uma identidade digital.
Neto foi palestrante no BIS innovation Summit, onde também falou sobre OpenBanking e revelou detalhes sobre o futuro do real digital, a moeda digital que será emitida pelo banco central do Brasil (CBDC).
Falando sobre o PIX, Neto citou as vantagens do sistema que foi lançado no ano passado. Segundo ele, além de ser uma ferramenta para pagamentos, o PIX pode ser usado no futuro também como um sistema de identidade digital.
“Para as pessoas é de graça [o PIX], para as empresas é muito barato, existe uma dinâmica de inclusão muito importante neste projeto, então eu acho o recurso final é a ‘identidade digital das pessoas’, disse Neto, acrescentando que o sistema de pagamentos é um bom instrumento para este fim.
Neto citou que as pessoas atualmente usam o PIX para pagar quase tudo, inclusive impostos, e que o PIX está integrado com os sistemas do governo e, portanto, ele tem potencial de servir como uma identidade, já que os dados das pessoas estão conectados.
“[…] Nós acreditamos que criamos a chave para o Brasil criar uma ID digital no futuro, hoje em dia por exemplo nos usamos PIX para pagar impostos, atividades, tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado com o PIX, e os serviços do governo também estão conectados com o PIX, então ele tem potencial de se tornar uma identidade digital.”
O uso do PIX como um sistema de vigilância ou, como um sistema de ‘identidade’ já havia sido revelada por especialistas do mercado que estavam preocupados com privacidade.
Essa foi a primeira vez que o presidente do BC admite que o sistema de pagamentos pode ser usado realmente para este fim.
https://www.youtube.com/watch?v=VLOKcZ0QS80