O Grupo Elektra é uma rede mexicana que vende desde produtos como móveis e eletrodomésticos até motos, sendo uma das primeiras lojas do México a procurar trabalhar com o Bitcoin em breve.
Fundada há mais de 60 anos, a empresa continua inovando e o próximo passo é começar a aceitar pagamentos através da Lightning Network, rede ligada ao Bitcoin.
O homem por trás da inovação
Ricardo Salinas Pliego é um dos maiores empresários do México, sendo a terceira pessoa mais rica do México segundo a Forbes. Ele é o fundador e atual presidente do Grupo Salinas que comanda o Grupo Elektra, além do Banco Azteca e outras 16 empresas.
Sure, I recommend the use of #Bitcoin, and me and my bank are working to be the first bank in Mexico to accept #Bitcoin, if you need more details or information follow me on my Twitter account 😌.
— Don Ricardo Salinas Pliego (@RicardoBSalinas) June 27, 2021
Neste vídeo de junho deste ano, Salinas chama as moedas fiduciárias de golpe e diz que não confia no Ethereum por ele não ter uma oferta máxima de moedas. Elogiando a emissão controlada do Bitcoin que é de 21 milhões de moedas no total.
O bilionário afirmou que ele e seu banco estão trabalhando para ser o primeiro banco mexicano a aceitar BTC. Porém, logo foi reprimido pelo governo mexicano que disse que instituições financeiras não estão autorizadas a realizar e oferecer operações com criptomoedas ao público.
Tanto em seu blog pessoal quanto em suas redes sociais, Salinas se mostra totalmente pró-Bitcoin ao compará-lo com moedas fiduciárias e também com o ouro:
“Também tem grandes vantagens em relação ao ouro: sua divisão, fácil armazenamento e custo zero de transporte de um lugar a outro, além da segurança que a custódia pessoal nos dá, ao ficar fora do alcance de governos insaciáveis.”
Já em seu perfil no Twitter, seguido por 925 mil pessoas, Salinas exibe uma foto com olhos laser, usado por várias pessoas que são a favor do Bitcoin. Além disso, em sua biografia há apenas a frase “#Bitcoin holder“.
A adoção da Lightning Network
Em um tweet recente, Salinas compartilhou um vídeo de um usuário usando a LN para pagar um lanche e disse que “muito em breve nós teremos isso na rede das lojas Elektra”.
Very soon we will have this in our Elektra store network.🚀 #Bitcoin #LightningNetwork https://t.co/Y4n7pAsBS0
— Don Ricardo Salinas Pliego (@RicardoBSalinas) September 5, 2021
O uso da Lightning Network permite transações instantâneas e com taxas irrisórias. Isso é muito importante para países emergentes como o México, Brasil e outros. Afinal em momentos de congestão na rede as taxas do Bitcoin podem representar uma boa porcentagem do valor do produto.
A capacidade em BTC da LN já está em mais de 2.381 BTC, R$ 640 bilhões na cotação atual, um crescimento de 8% em relação aos últimos 30 dias. Hoje existe um forte desenvolvimento de produtos relacionados a Lightning, como carteiras. E gradualmente o mundo começa a enxergar uma solução na tecnologia para a escalabilidade do Bitcoin.
A LN é um dos principais planos para a adoção do Bitcoin em El Salvador, e com empresas do porte do Grupo Elektra começando a aceitar esta forma de pagamento, poderemos ver um crescimento ainda maior tanto em capacidade quanto em canais e nós.