Reinado do Ethereum está em risco, diz maior banco dos EUA

Ethereum-ameaçado. Imagem: ShutterStock
Ethereum-ameaçado. Imagem: ShutterStock

A competitividade do mercado de criptomoedas está cada vez mais acirrada, principalmente para o Ethereum. Segundo Nikolaos Panigirtzoglou, diretor administrativo do JPMorgan, o domínio do Ethereum está em risco conforme outras redes blockchain ganham espaço. Sua fala foi documentada pela Bloomberg.

Enfrentando taxas altas, talvez este seja o principal motivo que está fazendo com que usuários abandonem o Ethereum. Ainda sem data definida para a migração para o Proof-of-Stake (PoS), Vitalik Buterin propôs outra melhoria para contornar o problema das taxas.

Hoje os principais concorrentes do Ethereum são a Binance Smart Chain (BNB), Solana (SOL), Alavanche (AVAX) e até mesmo a Tron (TRX), abandonada por Justin Sun. Enfim, todos querem o reinado do Ether.

Dominância em 70%

Como apontado pela pesquisa do JPMorgan, hoje a dominância do Ethereum no mercado de DeFi está em 70%. Embora pareça bastante, é preciso notar que em janeiro de 2021 o Ethereum não tinha competidores, ou tinha porém ninguém os usava.

Dominância do mercado. Fonte: JPMorgan / Bloomberg

Panigirtzoglou, diretor administrativo do JPMorgan, também notou que a migração para Proof-of-Stake (PoS) pode acontecer após o mercado ter escolhido outra moeda. Com isso, poderá ser difícil para o Ethereum reconquistar usuários.

“[A escalabilidade], necessária para que a rede Ethereum mantenha seu domínio, pode chegar tarde demais.”

Sofrendo com o sucesso, a principal moeda focada em contratos inteligentes tornou-se inutilizável para quem deseja movimentar quantias pequenas de dinheiro.

Isso já foi notado mais de uma vez pelo próprio Vitalik Buterin, criador do Ethereum. Na primeira ele chega a mencionar a concorrente Solana. Já na segunda, relembra ter afirmado em 2017 que transações de ‘dinheiro da internet’ não deveriam custar mais do que 5 centavos, hoje uma transação de Ether está custando 38 reais.

Tapando o sol com peneira

Também nesta quarta-feira (5), Vitalik Buterin propôs outra melhoria relacionada ao EIP-1559, atualização passada que supostamente baixaria as taxas, novamente focando no problema das taxas.

Apesar disso, além das soluções de segunda camada, a única esperança para o Ethereum continuar competitivo parece ser o Proof-of-Stake. Todavia, após mais de seis anos de planejamento, esta atualização ainda parece estar longe.

Já o Bitcoin, embora em queda neste início de ano, ainda continua sem concorrentes diretos e muitos acreditam que ele vá atingir o valor de 100.000 dólares nos próximos anos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias