Na última sexta-feira (16), o Financial Conduct Authority (FCA) listou a corretora FTX em seu site. Segundo o regulador do Reino Unido, a FTX estaria “fornecendo serviços ou produtos financeiros sem autorização”.
Embora o comunicado aponte para o site correto da corretora, um porta-voz da FTX contou à Bloomberg que a nota pode ser um equívoco. Como destaque, citou que os números de telefone listados pelo FCA não pertencem à empresa.
Em março deste ano, o FCA havia registrado 300 possíveis golpes de criptomoedas em sua plataforma. Portanto, esta é uma das tantas agências governamentais que está de mitigando riscos relacionados a esta crescente indústria.
Reino Unido afirma que FTX não tem autorização para operar no país
Segundo comunicado postado na última sexta-feira (16) pelo FCA, a corretora FTX estaria oferecendo serviços ou produtos financeiros no Reino Unido sem a autorização da própria agência reguladora.
“Esta empresa não é autorizada por nós e tem como alvo pessoas no Reino Unido.”
“Você não terá acesso ao Financial Ombudsman Service ou será protegido pelo Financial Services Compensation Scheme (FSCS)”, escreve o FCA. “Portanto, é improvável que receba seu dinheiro de volta se as coisas derem errado.”
No momento, a FTX é a segunda maior corretora de criptomoedas por volume, ficando atrás apenas da gigante Binance. Além disso, a mesma trabalha com a libra esterlina (GBP), moeda oficial do Reino Unido.
FTX acredita que comunicado seja um engano
Já em conversa à Bloomberg, um porta-voz da corretora FTX afirma acreditar que o comunicado seja um engano. Como destaque, comenta que os números de telefone não pertencem à empresa.
“Estamos analisando e nos comunicando com os reguladores; acreditamos que um golpista está se passando pela FTX”, comentou o porta-voz da FTX à Bloomberg. “Os números de telefone listados pelo FCA não são da FTX e estão listados como uma fraude ligada às criptomoedas.”
Por fim, é possível que golpistas estejam realizando ligações para possíveis vítimas enquanto falsamente afirmam que trabalhem para a FTX. De qualquer modo, é estranho que o comunicado do FCA tenha outros dados corretos, como o site da corretora.