Renúncia de Trudeau abre caminho para defensor do bitcoin tentar chegar ao poder no Canadá

Principal opositor é um possível candidato a primeiro-ministro do Canadá

No dia 6 de janeiro de 2025, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo, marcando o fim de uma era que começou em 2015.

A decisão de Trudeau, que veio em meio a crescentes pressões políticas e desafios econômicos, lança o país em um período de incerteza política.

Com eleições gerais marcadas para 2025, as atenções agora se voltam para Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador e principal opositor de Trudeau nos últimos anos. No passado, por exemplo, o agora ex-primeiro-ministro do Canadá chamou a oposição de ‘irresponsável’ por recomendar o Bitcoin para a população.

O que pode acontecer com o Bitcoin no Canadá após renúncia de Trudeau?

A possível chegada de Poilievre ao poder representaria uma mudança significativa na direção política e econômica do Canadá. Conhecido por suas opiniões firmes sobre liberdade econômica e descentralização financeira, Poilievre defende uma maior autonomia dos cidadãos em relação ao dinheiro, incluindo o uso de Bitcoin e outras criptomoedas como alternativas ao sistema financeiro tradicional.

Durante sua campanha para liderar os conservadores, ele prometeu “devolver o controle do dinheiro ao povo”, criticando as políticas monetárias do Banco do Canadá e as crescentes taxas de inflação. Em 2022, ele ainda declarou publicamente ter bitcoin em seu portfólio de investimentos e lutar para que a população tenha acesso ao mesmo, se assim quiserem.

Caso vença as eleições marcadas no Canadá para 20 de outubro de 2025, Poilievre poderia impulsionar reformas que aproximassem o Canadá de uma economia mais descentralizada, incentivando o uso de criptomoedas como ferramenta financeira legítima.

Isso poderia atrair investidores globais interessados no mercado cripto, mas também levantar preocupações regulatórias e institucionais, especialmente em um momento em que muitos países ainda debatem como controlar e integrar as criptomoedas em suas economias.

“Efeito Trump” derrubou governo de Trudeau

Mesmo sem chegar ao poder, Donald Trump já mostra que tem abalado as estruturas políticas de países do mundo e da região. No caso do Canadá, ele prometeu impor uma tarifa de 20% na importação de produtos do país vizinho, o que abalou o governo de Trudeau. Este é claro é apenas um dos fatores que levaram a renúncia do político, que sai também da liderança do Partido Liberal, considerado de centro-esquerda.

A renúncia de Trudeau e a iminência de eleições em 2025 colocam o Canadá em um momento de transformação. Com Pierre Poilievre posicionado como favorito para liderar essa mudança, o país pode entrar em uma nova fase de sua história, marcada por debates sobre liberdade econômica, inovação tecnológica e o papel das criptomoedas no futuro financeiro da nação.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias