Esta notícia é uma piada de 1º de Abril.
O maior crítico do Bitcoin no mundo e economista de renome, Nouriel Roubini, também conhecido como Dr. Doom, é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, conforme revelação de uma investigação que durou anos.
Perguntado com evidências incontestáveis, Roubini disse em uma troca de e-mail: “Você me pegou”.
Respondendo sobre o motivo de ser tão agressivo contra o Bitcoin, ele disse:
“Principalmente porque não queria que as pessoas pensassem de forma alguma que fosse eu.”
Roubini disse que viu o colapso bancário “como previsto”, então ele sentiu que tinha a responsabilidade de “salvar o mundo” porque ninguém mais acreditava que o sistema bancário entraria em colapso.
Ele então começou a pesquisar online por alguma forma de criar dinheiro em formato digital fora do sistema bancário.
“Sou economista, conheço muito bem o dinheiro”, disse ele. “Então, eu queria recriar neste novo meio digital o dinheiro mais perfeito para o caso de os bancos quebrarem.”
Ele pesquisou tentativas anteriores de dinheiro digital na Internet e rapidamente percebeu que seria visto como algo contra o sistema, então teve que fazer isso com “maior sigilo possível”.
Roubini disse ao site Trustnodes que montou uma equipe de programadores que não conhecia o quadro geral do projeto, sendo cada um responsável apenas por partes do código.
Para colocar tudo junto, ele pediu ajuda a renomados cientistas da computação, incluindo Wei Dai.
Então você não é Satoshi, perguntamos, são esses programadores?. “Não, não, eu sou Satoshi” – disse ele. “Tive a ideia, descobri tudo e minerei os primeiros blocos.”
Para provar, ele assinou um primeiro bloco conhecido por ter sido extraído por Satoshi Nakamoto com sua chave privada:
IFdyaWdodCwgaXQgaXMgbm90IHRoZSBzYW1lIGFzIGlmIEkgc2lnbiBDcmFpZyBXcmlnaHQsIFNhdG9zaGkuCgo=
Roubini disse que já é rico, então as primeiras moedas “são um presente para o mundo e para todos os bitcoiners que acreditaram em meu projeto e fizeram dele um grande sucesso”.
“Depois que o Bitcoin ganhou seguidores”, disse, “entendi que ele não podia mais ser controlado e que minha liderança era desnecessária. Para evitar qualquer pressão por qualquer coisa eu apenas saí para me concentrar em minha carreira profissional.”
Como você se sente ao criticar o Bitcoin sabendo que você o inventou, perguntamos.
“Sabe, muitas das críticas são verdadeiras, e não sou só eu dizendo. Eu só queria dar aos bitcoiners uma plataforma para responder.”
Questionado sobre se ele ainda acredita no Bitcoin; “O sistema bancário é frágil”, respondeu, “sempre foi e sempre será”.
“Um sistema monetário anti-frágil fora do sistema bancário é uma necessidade para a máquina econômica global.”
É bom saber que mesmo o maior crítico do Bitcoin é, na verdade, Satoshi Nakamoto.