A TIME, uma das maiores revistas de notícias do mundo, quer contratar um novo diretor financeiro (CFO), para supervisionar os assuntos da marca, e deseja alguém familiarizado com Bitcoin e criptomoedas. A vaga foi divulgada nesta segunda-feira (22) no perfil da empresa no Linkedln.
Curiosamente, a notícia da vaga foi divulgada no mesmo dia em que a revista informou que irá leiloar três capas de revista no formato de NFT. Atualmente os NFTs da TIME estão disponíveis para compra individual ou em coleção, no mercado SuperRare. O leilão ficará aberto até o dia 24 de março e, até agora, o lance mais alto foi de 20 ETH, o equivalente a mais de 193 mil reais.
Uma das obras leiloadas em NFT da TIME é uma releitura de um dos designs mais icônicos da revista. Originalmente publicado em 8 de Abril de 1966, a capa trazia a frase “Is God Dead?” (Deus está morto?), agora a revista traz de volta a mesma capa, porém com a frase “Is Fiat Dead?” (o dinheiro está morto?).
Em uma alusão a morte do dinheiro fiduciário (fiat), a TIME lança essa releitura icônica em um dos mercados do mundo cripto mais falados atualmente, os NFT.
Os NFT e o novo mercado digital
Os NFTs, sigla para Tokens Não-Fungíveis, são tokens criptografados que representam algo único. Diferentemente dos tokens convencionais, que são ativos dependentes de outras criptomoedas e podem ser trocados, os NFT são únicos.
Esses tipos de tokens são gerados a partir de uma blockchain, a maioria na plataforma Ethereum, e servem para dar a um item específico uma identidade única, ou um registro único.
Dessa forma, os NFT são, geralmente, vinculados a artigos de arte, como músicas, quadros, imagens, ou qualquer outra coisa que se queira, como garantir autenticidade ou, então, colecionado como algo que é raro e escasso e nem todas as pessoas podem ter.
Vários itens já foram vendidos ultimamente em formato de NFT, desde tweets de pessoas famosas, até mesmo NFTs com som de pum.
Nas ultimas semanas o mercado das CryptoArts envolvendo NFT cresceu bastante e se tornou um dos assuntos mais falados da Internet. A CryptoArt mais cara da história foi vendida recentemente por 69 milhões de dólares. Beeple, autor da obra “Everydays – the first 5000 days”, compilou 14 anos de seus desenhos diários em um único quadro e vendeu em formato de NFT, em um leilão realizado pela famosa casa de leilões Christie´s, que tem mais de 250 anos de história.
Foi a primeira peça completamente digital vendida pela Chistie´s.