A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland vendeu sua coleção por cerca de US $ 1,65 milhão (R$ 8.8 milhões).
Vale destacar que cada NFT é criado com informações de identificação únicas, o que garante a exclusividade das peças. Portanto, aqueles que adquirem um token NFT sabem que possuem um ativo exclusivo, qualidade essa que é muito apreciada por colecionadores, o que pode se tornar um fator relevante para a valorização dos tokens não fungíveis ou NFTs.
Outro detalhe importante é que a maior parte dos tokens NFTs são construídos e executados na blockchain Ethereum, sendo assim, não precisa que haja uma intermediação, o que significa que não há necessidade de um terceiro envolvido para rastrear quem os possui.
A coleção de Roiland intitulada “the best i could do” (o melhor que eu pude fazer) foi posta a venda na plataforma de leilões na Nifty Gateway, a coleção tem 16 obras de arte baseadas em NFT que garantem a exclusividade das “obras de arte”.
Uma sessão aberta de cinco minutos arrecadou US $ 275.391. Os itens foram disponibilizados para que qualquer um pudesse participar do leilão dando os lances. Da coleção disponibilizada por Justin Roiland, a peça mais barata foi vendida por apenas US $ 10.
Uma das “obras” disponibilizadas e que foram vendidas no leilão foi um item único baseado na popular série animada criada por ele mesmo, a peça que recebeu o nome de “a primeira edição de Rick e Morty cryptoart”, foi comprada por US $ 150.000 em um leilão silencioso, uma modalidade de leilão que é muito utilizada por instituições de caridade para arrecadar dinheiro.
The Smintons
Outra obra de arte chamada de “the Smintons”, quase que uma cópia de um dos desenhos animados mais famosos do mundo, foi vendido por US $ 290.100.
O criador de Rick & Morty relatou no Twitter que o valor arrecadado com a venda do “the Smintons” será destinado para ajudar os desabrigados em Los Angeles.
O site Nifty Gateway destacou que os valores arrecadados com as obras de arte no leilão foi terceiro maior em arrecadação de fundos, sendo a obra “The Best I Could Do” um dos mais valiosos a serem vendidos na plataforma de leilão.
Vale destacar que no ano passado o artista Beepletwo conseguiu arrecadar um valor ainda maior, ele vendeu uma obra de arte chamada Everydays pelo valor recorde de US $ 3,5 milhões.