Ronaldo Silva, um youtuber brasileiro de criptomoedas conhecido por promover shitcoins (moedas sem valor, projeto sólido ou futuro), disse em um vídeo recente que caiu em um golpe e perdeu R$ 25 mil. Ronaldo promovia a moeda em seu canal como uma grande oportunidade de investimento.
De acordo com relato do youtuber, que tem 339 mil inscritos em seu canal, um de seus alunos o apresentou o projeto. Ao pedir que o youtuber analisasse e divulgasse a nova criptomoeda criada na BNB Chain, Ronaldo receberia uma comissão.
Além da comissão recebida, o youtuber ainda chegou a investir 25 mil reais na nova moeda, antes de divulgar ela aos seguidores. Com o colapso do projeto, ele alega que não conseguiu vender nenhuma de suas moedas e agora amarga o prejuízo.
“Nova moeda promissora” leva youtuber de criptomoedas brasileiro a cair em golpe
Conhecido pelo YouTube e em comunidades de criptomoedas que especulam em shitcoins, Ronaldo Silva se diz o maior especialista do mercado no Brasil.
Contudo, nem o “maior” escapou de um problema quando conheceu a Keter Network (KTR), uma aparente shitcoin que supostamente lhe enganou.
Isso porque, em um vídeo em que afirma ter sido vítima de um golpe, ele diz que perdeu R$ 25 mil e se solidariza com os seguidores que também perderam dinheiro com o projeto.
“Não consegui vender nenhuma criptomoeda que recebi, então não ganhei dinheiro nenhum. Vamos ao conhecimento do vídeo, você precisa entender isso aqui. Às vezes um projeto pode parecer muito bom, muito atrativo, às vezes pode dar errado. O mercado é assim, um mercado de alto risco. Como que não tinha como acreditar neste projeto gente? Qualquer um acreditaria.”
Após desabafar sobre o seu prejuízo, Ronaldo também revelou outros divulgadores do projeto, entre eles portais de notícias de renome.
Keter Network
Se apresentando como um projeto de inteligência artificial, a Keter Network aparece até em artigos de sites especializados do mercado cripto.
Em uma das publicações que falava do projeto, até uma suposta parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, foi anunciada pela moeda que nasceu morta.
Nas redes sociais, a KTR dizia ainda que permitiria a criação de uma infraestrutura de criptomoeda ligada a inteligência artificial, com DAO, e tudo mais que se tinha direito.
Após a quebra do projeto, que tinha um CEO anônimo que se dizia dos Estados Unidos, parte da comunidade descobriu que o site do projeto tinha hospedagem no Brasil. Ou seja, não está claro se brasileiros criaram o golpe que lesou investidores.
Um dos pontos de alerta para o projeto envolvia o fato de que antes de ser lançada, a Keter Network já dizia que seria lançada em grandes corretoras. Agora, quem investiu no projeto lamenta o prejuízo.