Ouro começa a mostrar sinais de topo enquanto Bitcoin aparece com um ativo mais atrativo
A Bitwise, gestora responsável pelo 6º maior ETF de Bitcoin do mundo, acredita que o Bitcoin pode chegar a mais de US$ 242.000 caso aconteça uma rotação do ouro para a criptomoeda. Isso significaria uma alta de 125% em relação ao preço atual.
Embora o ouro esteja superando o Bitcoin em 2025, o metal passou por uma forte queda nesta terça-feira (21) enquanto a criptomoeda mostrava sinais de recuperação.
Somado a isso, o Bitcoin possui um grande histórico de valorização frente ao ouro em sua história por ser um ativo mais novo, algo que a gestora acredita que continuará acontecendo.
O Bitcoin está pressionado desde a queda da sexta-feira (10) que resultou na maior liquidação da história do mercado de criptomoedas. Já o ouro continuou seu rali durante este período até desabar recentemente.
Para a Bitwise, é possível que uma rotação de ouro para Bitcoin esteja próxima, o que pode dobrar o preço da criptomoeda.
“Um novo período de maior apetite por risco provavelmente reafirmará a liderança de desempenho do bitcoin sobre o ouro”, disse a gestora. “Nesse contexto, uma pequena rotação de capital do ouro para o bitcoin poderia ter efeitos muito significativos no desempenho da alternativa digital ao ouro.”
“Seriam necessários apenas entre 3% e 4% de rotação de capital para o BTC dobrar a partir do nível atual.”
Nas redes sociais, a gestora resumiu que o Bitcoin está em liquidação justamente quando as condições econômicas mudam ao seu favor. Ou seja, podendo este ser um ótimo ponto de entrada.
Dentre os destaques citados estão o aumento do estresse bancário nos EUA, expectativas de uma política menos agressiva pelo Fed, bem como um apetite por risco prestes a se recuperar.
“O desempenho relativo do Bitcoin em comparação ao ouro tende a oscilar conforme mudam os níveis de apetite por risco entre diferentes classes de ativos. Em outras palavras, um novo período de “risk on” provavelmente reafirmará a liderança de desempenho do Bitcoin sobre o ouro.”
Bitcoin is selling off at the exact moment when macro conditions are turning in its favour.
With banking stress rising, Fed easing expectations firming, and risk appetite poised to recover, our latest note shows why downside looks exhausted and why a rotation back into crypto… pic.twitter.com/NR3Pu5gQWx
— Bitwise Europe (@Bitwise_Europe) October 20, 2025
Seguindo, a gestora aponta que esse cenário já aconteceu em 2020. Na data, o ouro estagnou em julho, o que fez o Bitcoin atingir novos recordes em outubro.
Dado que o ouro começa a passar por uma retração agora, é possível que isso faça o Bitcoin iniciar o próximo ano em uma forte tendência de alta, sendo este um momento para acumulação.
Comentários